Consultoria em gestão de pessoas

:: Descrição do Curso

JUSTIFICATIVA:

Não tem, o Maranhão, tradição de boa gestão em recursos humanos. Tampouco tem uma visão mais modernizada de gestão de pessoas, encarando os colaboradores não como recursos, mas como pessoas que participam do processo de produção na organização. Muitos que ocupam estas funções ainda são oriundos das práticas das seções ou departamentos de pessoal. Existe, portanto, necessidade de capacitação destas pessoas nos novos procedimentos desta função, bem como a reciclagem de profissionais desta mesma área. Além do mais, também há a necessidade reciclagem de pessoas que exercem funções de multiplicação, através de serviços de consultoria. O curso está especialmente voltado para estes últimos, podendo servir também para os primeiros.

OBJETIVOS:

O presente curso visa o aperfeiçoamento profissional de seus participantes, a ampliação dos conhecimentos e a preparação necessária para lidar com as questões mais atuais sobre a matéria. Mais especificamente, tem como objetivos:

· Proporcionar, entre os participantes, uma reflexão teórico-conceitual-metodológica no campo dos Recursos Humanos;
· promover o encontro com profissionais da área, buscando a troca de experiências;
· refletir sobre o papel do consultor de RH;
· compreender a complexidade da implementação dessa nova forma de gerir o RH.

PÚBLICO ALVO:

O curso de especialização Consultoria em Gestão de Pessoas é destinado a graduados em Administração, bem como formados em áreas afins e que lidam com problemas ou exercem a consultoria em Gestão de Pessoas. Assim, o público alvo é constituído de profissionais que já exercem consultoria ou pretendam exercê-la, bem como profissionais da área de Pessoal, Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas.

METODOLOGIA:

O Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” Consultoria em Gestão de Pessoas será ministrado de forma presencial, através de aulas expositivas, seminários e formação de grupos de estudos. Será 01 (um) ou 2 (dois) fins de semana por mês, num total de 15 (onze) disciplinas todas de 24 (vinte e quatro) h/a cada, agregadas em 11 (onze) módulos, a totalizar 408 (quatrocentos e oito) h/a, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso.


TRABALHO MONOGRÁFICO:

Ao final do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” Consultoria em Gestão de Pessoas, os alunos deverão elaborar e apresentar a monografia, individual, requisito para concessão do título.

Para a realização da monografia o aluno elaborará seu projeto, já orientado por um professor, que deverá ser apresentado, com a aprovação do orientador, à Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação para homologação.

As monografias deverão ser entregues à Coordenação dos Cursos de Pós-graduação para que, num prazo máximo de 04 (quatro) meses após a conclusão da orientação monográfica, seja designada data para sua apresentação, conferindo-se o título de Especialista ao participante que obtiver nota mínima igual a 07 (sete). Fica previsto o tempo de um mês para a defesa da monografia.

FREQÜÊNCIA E AVALIAÇÃO:

Freqüência mínima obrigatória: 75% (setenta e cinco por cento) das aulas.

Avaliação: grau mínimo de 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas do curso, inclusive na monografia.

Aprovação na apresentação da Monografia, cuja nota mínima exigida de 7,0 (sete).

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS:

As aulas serão ministradas 01 (uma) ou 2 (duas) vezes por mês conforme o módulo seja de uma ou duas disciplinas ou, em outros termos, de 24 ou 48h/a,. às sextas, das 18:00 ás 22:30, aos sábados de 08:00 às 12:30; e das 14:00 às 18:30 e aos domingos das 8:00 às 12:30.

:: Matriz Curricular

:: Ementas da disciplina

O NEGÓCIO RECURSOS HUMANOS: O DESAFIO ATUAL

Visão de mercado. O conhecimento das organizações: modelos de diagnóstico organizacional. As demandas atuais para as áreas de RH. A função de agente de mudança.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS AÇÕES DE RH

Conceito básico. Integração com o negócio e os objetivos da empresa. Integração dos processos, programas e atividades de RH, planos e projetos. Acompanhamento do planejamento.

METODOLOGIA APLICADA A PROJETOS

O problema metodológico da pesquisa. Comunicação e conhecimento científico. O projeto de pesquisa. Pesquisa descritiva e pesquisa experimental. Coleta, análise e interpretação dos dados.

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Desenvolvendo a aprendizagem organizacional. Aprender a ter a vontade de aprender. Avaliando a capacidade de aprendizagem. Avaliando o impacto da aprendizagem no desempenho.

LIDERANÇA E PROCESSO DECISÓRIO

Atributos de uma mente de liderança. Líderes e a ambigüidade. Poder. Novos modelos. Decisão e seu processo. Tipos de decisão. Técnica e a análise de problema. Decisão e as mudanças.

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Dinâmica básica da comunicação. O saber e o querer. Comunicação nos novos tempos. Saber ouvir. Fatores determinantes na comunicação. Habilidades de feed-back.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE TALENTOS

O processo de recrutamento e seleção. Aspectos técnicos, éticos e papéis organizacionais. Alternativas ao suprimento de pessoal via contratação: trabalho temporário, serviço de terceiros, parceirização. Espaços e critérios para negociação entre os indivíduos e a empresa nos processos de recrutamento e seleção.

AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA

Conceito. Por que avaliar? Avaliação 360 graus. Métodos tradicionais. Métodos modernos. Aplicações de avaliação.

FORMAS DE RETRIBUIÇÃO PELO TRABALHO E ASCENSÃO NA ORGANIZAÇÃO

As diversas formas de remuneração. Salários. Plano salarial. Equilíbrio interno e externo. Benefícios. Carreira. Progressão. Promoção. Processos de escolha de substitutos.Concorrência na ascensão.

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Treinamento e desenvolvimento e a estratégia de recursos humanos. Diagnóstico, avaliação: processo de treinamento e desenvolvimento. Auto-desenvolvimento. Treinamento e desenvolvimento mobilizando a organização para a qualidade. Desenvolvimento estratégico de RH. Missão da empresa e desenvolvimento humano.

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

Conceituação e perspectivas. Diferentes abordagens. Stress e o trabalho. Ambiente de trabalho. Experiências no Brasil. Clima e cultura organizacional.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL EM RH

O ser humano e o processamento de informações. Qualidade da informação. Os sistemas de informação e a organização. Estruturação da informação. Relatórios gerenciais. Tele-trabalho. Política da informação.

PROCESSO DE MUDANÇA

Fundamento dos processos de mudança. Conscientização sobre as mudanças. Políticas de RH. Capacitação do profissional de RH. Maturidade emocional. Construir compromissos e administrar resistências.

CONSULTORIA INTERNA DE RH

Natureza da ação. Consultor interno e externo.
Processo de consultoria, Principais passos. Instrumentos e recursos necessários. Perfil do consultor. Ética.

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Construção de um curso; as diferentes abordagens sobre a implementação de um trabalho docente. Reflexão sobre os diferentes modos de preparação de uma aula; a utilização de recursos audiovisuais, internet, biblioteca, etc. Possibilidades de construção de ementas, legislação básica para sala de aula (as questões sobre freqüência pauta, etc).

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