Marketing de pequenas e médias empresas

:: Descrição do Curso

 

JUSTIFICATIVA:

O contexto empresarial do Maranhão é constituído de umas poucas, bem poucas, empresas muito grandes, e um mundo de empresas pequenas e médias. As grandes empresas desenvolvem seu marketing fora do Maranhão, mesmo porque se tratam de exportadoras de minério e produtos muito pouco processados. Já as pequenas e médias tem seu marketing rudimentarmente elaborado, aqui no Maranhão. Torna-se, então, necessário capacitar os profissionais envolvidos nas tarefas abrangidas pelo marketing, para favorecer o bom desempenho dessas empresas. Trata-se, portanto, de marketing especificamente focado em conceitos e técnicas especialmente voltados às empresas da realidade maranhense.

 

OBJETIVOS:

Capacitar profissionais, através da transmissão de teorias, técnicas e experiências, os envolvidos nas funções de marketing, para o bom desempenho de suas funções, bem como favorecer a troca de experiências entre os profissionais participantes do curso.

 

PÚBLICO ALVO:

Graduados em Administração ou áreas próximas, que atuam ou pretendem atuar na área de marketing.

 

METODOLOGIA:

O Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Marketing de Pequenas e Médias Empresas será ministrado de forma presencial, através de aulas expositivas, seminários e formação de grupos de estudos. Será 01 (um) ou 2 (dois) fins de semana por mês, num total de 12 (doze) disciplinas múltiplas de 24 (vinte e quatro) h/a cada, agregadas em 11 (onze) módulos, a totalizar 360 (trezentos e sessenta) h/a, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

 

TRABALHO MONOGRÁFICO:

Ao final do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Marketing de Pequenas e Médias Empresas, os alunos deverão elaborar e apresentar a monografia, individual, requisito para concessão do título.

Para a realização da monografia o aluno elaborará seu projeto, já orientado por um professor, que deverá ser apresentado, com a aprovação do orientador, à Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação para homologação.

A monografia deverá ser entregue à Coordenação dos Cursos de Pós-graduação, para que, num prazo máximo de 04 (quatro) meses após a conclusão da orientação monográfica, seja designada data para sua apresentação, conferindo-se o título de Especialista ao participante que obtiver nota mínima igual a 07 (sete).

 

FREQÜÊNCIA E AVALIAÇÃO:

Freqüência mínima obrigatória: 75% (setenta e cinco por cento) das aulas.

Avaliação: grau mínimo de 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas do curso, inclusive na monografia.

Aprovação na apresentação da Monografia, cuja nota mínima exigida de 7,0 (sete).

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS:

As aulas serão ministradas e 01 (um) ou 2 (dois) fins de semana por mês, conforme o módulo tiver duas disciplinas ou, tendo apenas uma disciplina, a mesma seja de 24 ou 48h/a,. às sextas, das 18:00 ás 22:30, aos sábados de 08:00 às 12:30; e das 14:00 às 18:30 e aos domingos das 8:00 às 12:30.

 

:: Matriz Curricular

 

Disciplina
Carga Horária

1. Cenários e Tendências Mercadológicas no Maranhão

24
2. Metodologia do Trabalho Científico
24
3. Estratégia Empresarial, Qualidade e Satisfação do Cliente
24
4. Planejamento e Auditoria de Marketing
48
5. Comportamento do Consumidor, Demanda e Segmentação
48
6. Pesquisa de Mercado, Sistema de Informação de Marketing e Database
24
7. Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas
24
8. Gestão de Preços
24
9. Logística e Canais de Distribuição
24
10. Gestão da Comunicação e Promoção
24
11. Gestão de Vendas
48
12. Docência do Ensino Superior
24
13. Monografia
*
Total:
360

 

*Carga Horária não incluída no total.

 

:: Ementas das Disciplinas

 

CENÁRIOS E TENDÊNCIAS MERCADOLÓGICAS NO MARANHÃO

 

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

 

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL, QUALIDADE E SATISFAÇÃO DO CLIENTE

 

PLANEJAMENTO E AUDITORIA DE MARKETING

 

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR, DEMANDA E SEGMENTAÇÃO

 

PESQUISA DE MERCADO, SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING E DATABASE

 

GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E MARCAS

 

GESTÃO DE PREÇOS

 

LOGÍSTICA E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

 

GESTÃO DA COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO

 

GESTÃO DE VENDAS

 

DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR

Copyright 2013 - FACAM-MA - Faculdade do Maranhão
Rua 38, Lotes 03 Bequimão - São Luís - MA CEP: 65062-340
Fones: (98) 3227-1238 / 3227-8916