Breve histórico do processo de Educação a Distância na FACAM-MA:
O ensino a distância na FACAM começou a ser idealizado com a solicitação ao MEC para o credenciamento da faculdade para ministrar cursos de graduação a distância, que culminou com o Parecer CES/CNE nº 452/2005 e a Portaria n.º 4.593/2005, de 19 de dezembro de 2005, publicada no DOU de 20 de dezembro de 2005.
É mister comentar que esse credenciamento pautou-se no Plano de Gestão de Educação a Distância (EAD), com Formação Continuada da FACAM – 2006-2010 e no Projeto Político Pedagógico para o Curso Normal Superior a Distância, ambos objeto de análise pelos verificadores do MEC, em novembro/05.
A partir de então, a FACAM iniciou seus trabalhos tendo lançado ao público do Estado do Maranhão, em 10/02/06, em solenidade realizada em sua sede, contando com autoridades políticas, profissionais de educação e estudantes dos níveis de graduação e pós-graduação.
>> Cursos Oferecidos:
a) EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO:
- CURSO DE PEDAGOGIA
OBJETIVO: Formar o educador enquanto profissional capaz de interagir técnica, humana e politicamente no processo de transformação sócio-político-cultural de seu tempo, respondendo às necessidades da Escola e da Sociedade.
CLIENTELA Egressos do Ensino Médio e portadores de curso de graduação.
CARGA HORÁRIA: 2.820 horas
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, História da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Pratica Pedagógica I, Psicologia do Desenvolvimento Infantil, Metodologia da Pesquisa, Informática Aplicada à Educação, Prática Pedagógica II, Psicologia da Aprendizagem, Didática na Educação Infantil e Anos Iniciais, Linguagem e Desenvolvimento na Educação Infantil, Prática Pedagógica III, Fundamentos e Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Fundamentos e Metodologia de Ensino de História, Fundamentos e Metodologia de Ensino da Geografia, O Lúdico e o Desenho na Educação Infantil, Prática Pedagógica Integrada IV, Fundamentos e Metodologia de Ensino da Matemática, Fundamentos e Metodologia do trabalho em creche, Artes e Música na Educação Infantil e Anos Iniciais, Fundamentos e Metodologia da Alfabetização, Corpo, recreação e jogos para Educação Infantil e Anos Iniciais, Fundamentos e Metodologia de Ensino das Ciências Naturais, Educação e Tecnologia da ComunicaçãoEscola e Currículo na Educação Infantil e Anos Iniciais.
b) EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO:
- PROGRAMA PROFESSOR EM AÇÃO:
OBJETIVO: Proporcionar aos profissionais de educação, meios de acesso à pós-graduação lato sensu de forma rápida, precisa e oportuna, por meio de cursos que lhe sejam favoráveis no que diz respeito à qualidade, modalidade e a preços acessíveis, incentivando dessa forma a educação permanente e a democratização do ensino-aprendizagem
- CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR :
OBJETIVO: Favorecer ao gestor educacional, através de uma metodologia diferenciada, ferramentas administrativas e pedagógicas, desenvolvendo, implementando e aprimorando processos educacionais, possibilitando assim resultados eficientes e eficazes durante a sua gestão.
CLIENTELA: Profissionais de Educação e todos aqueles com curso de Graduação que pretendem participar de um curso de pós-graduação lato sensu.
CARGA HORÁRIA: 360 horas
DISCIPLINAS: Gestão da qualidade educacional, Gestão de pessoas aplicada à educação, Planejamento Estratégico da Administração Escolar, Legislação educacional, Gestão Financeira da Escola, Metodologia da pesquisa.
- CURSO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL:
OBJETIVO: Dispor aos profissionais de educação e clientelas afins, os conhecimentos mais atualizados sobre a complexa rede de relações na instituição escolar instrumentalizando-os para uma atuação preferencialmente preventiva, incluindo entre outros projetos: diagnóstico e busca da identidade da escola;.definição de papéis na dinâmica relacional, diante do aprender; instrumentalização de professores, coordenadores, orientadores, sobre práticas e reflexões diante de novas formas de aprender, o papel da escola no diálogo com a família. Ou seja, contribuir para que a instituição escolar viabilize uma aprendizagem que promova, a inserção do sujeito, no mundo cultural e simbólico da sociedade, de forma mais organizada.
CLIENTELA: Profissionais de Educação e todos aqueles com curso de Graduação que pretendem participar de um curso de pós-graduação lato sensu.
CARGA HORÁRIA: 360 horas
DISCIPLINAS: Metodologia da pesquisa, Pedagogia e Didática no Contexto Preventivo, Psicologia do Desenvolvimento ,Dificuldades de Aprendizagem, Recreação e Artes, Teorias e Intervenções, Psicopedagógicas na Instituição Escolar, Teorias Operacionais da Personalidade.
- CURSO DE DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR:
OBJETIVO: Favorecer profissionais de educação, que atuam ou desejam atuar na prática docente em instituições de ensino superior, a fundamentação teórica e legal, ferramentas pedagógicas e administrativas, necessárias aos processos educacionais, com vistas a resultados eficientes e eficazes durante a prática docente.
CLIENTELA: Profissionais de Educação e todos aqueles com curso de Graduação que pretendem participar de um curso de pós-graduação lato sensu.
CARGA HORÁRIA: 360 horas
DISCIPLINAS: Didática do Ensino Superior, Fundamentos Biopsicológicos da EducaçãoMetodologia da pesquisa, Planejamento e Legislação, Educacional no Ensino Superior, Políticas Educacionais, Tópicos Especiais em Educação Superior.
- CURSO DE SUPERVISÃO ESCOLAR:
OBJETIVO: Favorecer aos supervisores, como agentes mediadores da promoção educacional, o conhecimento técnico-pedagógico que possibilite a eficiência e eficácia nas ações do dia-a-dia do processo educacional, permitindo a reavaliação crítica e reflexiva da ação pedagógica.
CLIENTELA: Profissionais de Educação e todos aqueles com curso de Graduação que pretendem participar de um curso de pós-graduação lato sensu.
CARGA HORÁRIA: 360 horas
DISCIPLINAS: Metodologia da pesquisa, Aspectos Psicopedagógicos Aplicados à Supervisão Escolar, Gestão Pedagógica, Dinâmica das Rel.Humanas e Liderança, Planejamento Educacional, Tópicos Especiais em Educação e Legislação Educacional.
- LISTA DE CURSOS:
- PEDAGOGIA;
- LETRAS;
- ADMINISTRAÇÃO;
- CIÊNCIAS CONTÁBEIS;
- SERVIÇO SOCIAL;
- MATEMÁTICA;
- TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS;
- TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR.
- TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.
- TECNÓLOGO EM SEGURANÇA DO TRABALHO.
Os cursos serão ministrados nos seguintes pólos: Açailândia, Bacabal, Balsas, Imperatriz, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís. O Edital para inscrições do Vestibular está disponível no seguinte endereço: http://www.facam-ma.com.br/index.php?mod=vestibular_ead ou clique < aqui > para acessar.
>>Municípios onde estão os pólos:
PÓLOS EM FUNCIONAMENTO:
· Pólo do Município de Urbano Santos.
· Pólo do Município de São Luís.
· Pólo do Município de Bacabal.
· Pólo do Município de Balsas.
· Pólo do Município de Açailândia.
· Pólo do Município de Santa Inês.
· Pólo do Município de Presidente Dutra.
· Pólo do Município de Imperatriz.
METODOLOGIA DO ENSINO À DISTÂNCIA - FACAM-MA
A metodologia dos cursos a distância da FACAM incorpora um modelo híbrido, englobando tanto atividades presenciais quanto online. Para cada disciplina, os estudantes têm acesso a 10 horas de interação presencial direta com o professor responsável, além de horas dedicadas a tutorias que ocorrem ao vivo, em formato síncrono. Adicionalmente, são providenciadas 5 horas de atividades remotas ao vivo destinadas à avaliação final. A presença nas atividades presenciais, tem caráter obrigatório, assegurando um acompanhamento efetivo.
Essencialmente, o formato educacional da FACAM valoriza a presença tanto dos alunos quanto dos professores nos polos de apoio presencial, facilitando um contato direto que beneficia a dinâmica de ensino-aprendizagem. O aspecto inovador deste método se dá pelo deslocamento dos professores até esses polos, promovendo uma interação face a face que é fundamental para o desenvolvimento e a troca de conhecimentos.
Neste modelo, a relação entre alunos e professores, que também atuam como tutores, é fortalecida por interações pessoais, presenciais e a distância. Além desses momentos estruturados, os estudantes realizam atividades apresentadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, seguindo o plano de ensino proposto pelo docente, o que complementa a formação e favorece um aprendizado integral
AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA -PLATAFORMA VIRTUAL da FACAM-MA:
A Plataforma Virtual da FACAM é baseada no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE
Acesse através do endereço:
http://www.facam-ma.com.br/ava_ead
PPC- PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO DE ENFERMAGEM-EAD:
Clique < aqui > para acessar o PPC de Enfermagem EAD.
Copyright 2013 - FACAM-MA - Faculdade do Maranhão
Rua 38, Lotes 03 Bequimão - São Luís - MA CEP: 65062-340
Fones: (98) 3227-1238 / 3227-8916 / Pós 3227-7912