Educação a Distância

 
Breve histórico do processo de Educação a Distância:
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Breve histórico do processo de Educação a Distância na FACAM-MA:

O ensino a distância na FACAM começou a ser idealizado com a solicitação ao MEC para o credenciamento da faculdade para ministrar cursos de graduação a distância, que culminou com o Parecer CES/CNE nº 452/2005 e a Portaria n.º 4.593/2005, de 19 de dezembro de 2005, publicada no DOU de 20 de dezembro de 2005.

É mister comentar que esse credenciamento pautou-se no Plano de Gestão de Educação a Distância (EAD), com Formação Continuada da FACAM – 2006-2010 e no Projeto Político Pedagógico para o Curso Normal Superior a Distância, ambos objeto de análise pelos verificadores do MEC, em novembro/05.

A partir de então, a FACAM iniciou seus trabalhos tendo lançado ao público do Estado do Maranhão, em 10/02/06, em solenidade realizada em sua sede, contando com autoridades políticas, profissionais de educação e estudantes dos níveis de graduação e pós-graduação.

 

>> Cursos Oferecidos:

a) EM NÍVEL DE GRADUAÇÃO:

 

- CURSO DE PEDAGOGIA

OBJETIVO: Formar o educador enquanto profissional capaz de interagir técnica, humana e politicamente no processo de transformação sócio-político-cultural de seu tempo, respondendo às necessidades da Escola e da Sociedade.
CLIENTELA Egressos do Ensino Médio e portadores de curso de graduação.
CARGA HORÁRIA: 2.820 horas
DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, História da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, Pratica Pedagógica I, Psicologia do Desenvolvimento Infantil, Metodologia da Pesquisa, Informática Aplicada à Educação, Prática Pedagógica II, Psicologia da Aprendizagem, Didática na Educação Infantil e Anos Iniciais, Linguagem e Desenvolvimento na Educação Infantil, Prática Pedagógica III, Fundamentos e Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Fundamentos e Metodologia de Ensino de História, Fundamentos e Metodologia de Ensino da Geografia, O Lúdico e o Desenho na Educação Infantil, Prática Pedagógica Integrada IV, Fundamentos e Metodologia de Ensino da Matemática, Fundamentos e Metodologia do trabalho em creche, Artes e Música na Educação Infantil e Anos Iniciais, Fundamentos e Metodologia da Alfabetização, Corpo, recreação e jogos para Educação Infantil e Anos Iniciais, Fundamentos e Metodologia de Ensino das Ciências Naturais, Educação e Tecnologia da ComunicaçãoEscola e Currículo na Educação Infantil e Anos Iniciais.

 

b) EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO:

- PROGRAMA PROFESSOR EM AÇÃO:

OBJETIVO: Proporcionar aos profissionais de educação, meios de acesso à pós-graduação lato sensu de forma rápida, precisa e oportuna, por meio de cursos que lhe sejam favoráveis no que diz respeito à qualidade, modalidade e a preços acessíveis, incentivando dessa forma a educação permanente e a democratização do ensino-aprendizagem 

 

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR :

OBJETIVO: Favorecer ao gestor educacional, através de uma metodologia diferenciada, ferramentas administrativas e pedagógicas, desenvolvendo, implementando e aprimorando processos educacionais, possibilitando assim resultados eficientes e eficazes durante a sua gestão.
CLIENTELA: Profissionais de Educação e todos aqueles com curso de Graduação que pretendem participar de um curso de pós-graduação lato sensu. 
CARGA HORÁRIA: 360 horas
DISCIPLINAS: Gestão da qualidade educacional, Gestão de pessoas aplicada à educação, Planejamento Estratégico da Administração Escolar, Legislação educacional, Gestão Financeira da Escola, Metodologia da pesquisa.

 

- CURSO DE PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL:

OBJETIVO: Dispor aos profissionais de educação e clientelas afins, os conhecimentos mais atualizados sobre a complexa rede de relações na instituição escolar instrumentalizando-os para uma atuação preferencialmente preventiva, incluindo entre outros projetos: diagnóstico e busca da identidade da escola;.definição de papéis na dinâmica relacional, diante do aprender; instrumentalização de professores, coordenadores, orientadores, sobre práticas e reflexões diante de novas formas de aprender, o papel da escola no diálogo com a família. Ou seja, contribuir para que a instituição escolar viabilize uma aprendizagem que promova, a inserção do sujeito, no mundo cultural e simbólico da sociedade, de forma mais organizada. 
CLIENTELA: Profissionais de Educação e todos aqueles com curso de Graduação que pretendem participar de um curso de pós-graduação lato sensu. 
CARGA HORÁRIA: 360 horas
DISCIPLINAS: Metodologia da pesquisa, Pedagogia e Didática no Contexto Preventivo, Psicologia do Desenvolvimento ,Dificuldades de Aprendizagem, Recreação e Artes, Teorias e Intervenções, Psicopedagógicas na Instituição Escolar, Teorias Operacionais da Personalidade.

 

- CURSO DE DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR:

OBJETIVO: Favorecer profissionais de educação, que atuam ou desejam atuar na prática docente em instituições de ensino superior, a fundamentação teórica e legal, ferramentas pedagógicas e administrativas, necessárias aos processos educacionais, com vistas a resultados eficientes e eficazes durante a prática docente.
CLIENTELA: Profissionais de Educação e todos aqueles com curso de Graduação que pretendem participar de um curso de pós-graduação lato sensu. 
CARGA HORÁRIA: 360 horas
DISCIPLINAS: Didática do Ensino Superior, Fundamentos Biopsicológicos da EducaçãoMetodologia da pesquisa, Planejamento e Legislação, Educacional no Ensino Superior, Políticas Educacionais, Tópicos Especiais em Educação Superior.

 

- CURSO DE SUPERVISÃO ESCOLAR:

OBJETIVO: Favorecer aos supervisores, como agentes mediadores da promoção educacional, o conhecimento técnico-pedagógico que possibilite a eficiência e eficácia nas ações do dia-a-dia do processo educacional, permitindo a reavaliação crítica e reflexiva da ação pedagógica.
CLIENTELA: Profissionais de Educação e todos aqueles com curso de Graduação que pretendem participar de um curso de pós-graduação lato sensu. 
CARGA HORÁRIA: 360 horas
DISCIPLINAS: Metodologia da pesquisa, Aspectos Psicopedagógicos Aplicados à Supervisão Escolar, Gestão Pedagógica, Dinâmica das Rel.Humanas e Liderança, Planejamento Educacional, Tópicos Especiais em Educação e Legislação Educacional.

 

- NOVOS CURSOS:

Dia 26 de julho de 2010, o MEC- Ministério da Educação, emitiu a Portaria nº 965 publicada no DOU de 27 de julho de 2010, autorizando a FACAM- Faculdade do Maranhão, a ministrar os seguintes cursos de graduação à distância:

 

- PEDAGOGIA;

- LETRAS;

- ADMINISTRAÇÃO;

- CIÊNCIAS CONTÁBEIS;

- SERVIÇO SOCIAL;

- MATEMÁTICA;

- ANÁLISE DE SISTEMAS;

- FUNDAMENTOS JURÍDICOS.

Os cursos serão ministrados nos seguintes pólos: Açailândia, Bacabal, Balsas, Imperatriz, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís. O Edital para inscrições do Vestibular está disponível no seguinte endereço: http://www.facam-ma.com.br/index.php?mod=vestibular_ead ou clique < aqui > para acessar.

 

>>Municípios onde estão os pólos:

 

PÓLOS EM FUNCIONAMENTO:

· Pólo do Município de Urbano Santos.

· Pólo do Município de São Luís.

 

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM - AVA -PLATAFORMA VIRTUAL da FACAM-MA:

A Plataforma Virtual da FACAM é baseada no Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE 
Acesse através do endereço:

http://www.facam-ma.com.br/moodle

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