Ciências Contábeis

 

 

 

 

 

 

 

Prof. Zozias Almeida Silva Junior

 

Formação Acadêmica: Esp. em Gestão Financeira de Empresas

 

 

 

 

 

 

 

:: Descrição do Curso:

 

Curso autorizado pela Portaria Ministerial Nº 2.111 de 05/08/2003.

 

O curso de Ciências Contábeis trata de formação que hoje ainda não têm atrativos especiais como alguns cursos têm, mas que no mercado, apresentam-se efetivamente como de ampla possibilidade de aplicação e proporciona renda aos seus praticantes. Em outros termos, é um curso que não tem o charme da área de Direito, mas tem um amplo mercado de trabalho.

 

O curso de Ciências Contábeis da FACAM está estruturado de tal forma que distribui pelos oito semestres letivos, disciplinas de:

 

Conteúdo de Formação Básica Geral:

1. Matemática
2. Comunicação e Expressão
3. Teoria Econômica
4. Estatística I
5. Estatística II
6. Instituições de Direito Público e Privado
7. Sociologia Aplicada
8. Ciência Política
9. Economia Brasileira, Regional e Contemporânea
10. Direito Empresarial
11. Tecnologia da Infomação

 

Conteúdo de Formação Básica Instrumental:

1. Matemática Financeira
2. Legislação Trabalhista e Previdenciária
3. Legislação Tributária

 

Conteúdo de Formação Profissional Contábil:

1. Contabilidade I
2. Contabilidade II
3. Contabilidade Gerencial
4. Análise de Demonstrações Contábeis
5. Contabilidade Tributária
6. Contabilidade Governamental
7. Contabilidade Avançada
8. Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade
9. Teoria Contábil
10. Auditoria Contábil
11. Perícia Contábil e Arbitragem
12. Controladoria
13. Atuária

 

Conteúdo de Formação Profissional Gerencial:

1. Teoria Geral da Administração I
2. Teoria Geral da Administração II
3. Gestão de Custos
4. Organização, Sistemas e Métodos
5. Psicologia Organizacional
6. Gestão de Pessoas
7. Administração Financeira e Orçamento I
8. Administração Financeira e Orçamento II
9. Empreendedorismo e Planos de Negócios
10. Marketing
11. Sistemas de Informações Gerenciais
12. Gestão Estratégica de Custos
13. Mercado Financeiro de Capitais e Commodities
14. Análise e Elaboração de Projetos

 

Conteúdo de Formação Acadêmica:

1. Metodologia do Trabalho Científico I
2. Metodologia do Trabalho Científico II
3. Trabalho de Conclusão de Curso I
4. Trabalho de Conclusão de Curso I

 

Conteúdo de Formação Valorativa:

1. Filosofia e Ética
2. Responsabilidade Social nas Organizações

 

Conteúdo para a Flexibilização da Matriz Curricular:

1. Atividades Complementares I
2. Atividades Complementares II
3. Seminários Avançados I
4. Seminários Avançados II
5. Tópicos Especiais em Contabilidade

 

Estágio:

1. Estágio Supervisionado I
2. Estágio Supervisionado II

 

:: Objetivos

 

O curso de Ciências Contábeis visa formar profissionais capazes de aliar a competência profissional contábil a uma competência de gestão da organização. Quanto à primeira, trata-se da competência para suprir com informações a tomada de decisões sobre insumos, produtos, mercados, recursos e pessoas e, quanto à segunda, refere-se justamente à capacidade para a tomada dessas decisões. Além do mais, o curso visa criar uma consciência crítica, que permita uma atitude mais responsável perante problemas da preservação ambiental, bem como da solidariedade humana.

 

:: Missão

 

Formar um profissional de amplo espectro, que seja capaz de atuar em seu próprio negócio, assessorando ou trabalhando em pequenas, médias e grandes empresas, quer seja como analista, gerente, diretor, auditor ou consultor, identificando para os dirigentes da empresa, a melhor alternativa para a condução da organização.

 

:: Perfil profissional

 

O egresso do Curso de Ciências Contábeis será capaz de cuidar dos registros contábeis da organização, criar rotinas e planos contábeis, bem como elaborar normas e procedimentos técnicos afetos à Contabilidade. Será um profissional polivalente, não só conhecedor das principais práticas contábeis, mas também da legislação trabalhista, previdenciária e tributária, bem como será conhecedor da gestão financeira, de custos e de negócios.

 

Quanto ao porte da organização para a qual vai trabalhar, o profissional com a formação dada pelo curso estará habilitado a exercer suas funções em organizações de diversos tamanhos, bem como poderá produzir informações que permitam controlar o bom funcionamento de qualquer tipo de organização, seja ela privada ou pública, ou de seus departamentos, auxiliando no processo decisório e poderá, ainda, exercer funções de direção, assessoria, auditoria, consultoria e de pesquisa.

 

O profissional egresso deste curso será capaz de aliar conhecimentos técnicos a uma prática humanística, que lhe permita desempenhar um papel de agente transformador para a formação de uma sociedade mais justa, ética e humana.

 

:: Quadro de professores

 

Disciplina
Professor
Carga Horária Total
Carga Horária Semanal
Contabilidade I Celso Antonio Lago Beckman
04
80
Teoria Geral da Administração Vandir Ribeiro da Costa Junior
04
80
Matemática Ubiraci Silva Nascimento
04
80
Comunicação e Expressão Thatiana Silva Santos
02
40
Metodologia do Trabalho Científico Gilberto Matos Aroucha
02
40
Tecnologia da Informação Regina Célia Miranda de Freitas
02
40
Atividades complementares Silvia Maria Carvalho Campos
02
40

 

:: Sistema de Avaliação

 

O aproveitamento escolar é avaliado por disciplina, mediante provas parciais, durante o período letivo, e eventuais prova substitutiva e exame final.

 

A freqüência às aulas e a participação nas demais atividades acadêmicas são direitos dos alunos regularmente matriculados, nos termos do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais assinado entre as partes.

 

A freqüência de que trata o caput deste Artigo é regulada na legislação vigente e normas regimentais.

 

São atividades curriculares: as preleções, pesquisas, exercícios, argüições, trabalhos práticos, seminários, excursões, estágios, provas escritas e orais, devidamente aprovados pelo Órgão competente.

 

O professor pode promover trabalhos, exercícios e outras atividades em classe e extra-classe, sempre dando conhecimento prévio ao Diretor Acadêmico da FACAM, que podem ser computados nas notas das verificações parciais, nos limites definidos pelo CONSEPE.

 

Cabe ao Docente a atribuição de notas de avaliação e responsabilidade do controle de freqüência dos alunos, devendo o Diretor Acadêmico fiscalizar o cumprimento desta obrigação, intervindo em caso de omissão.

 

A cada verificação do aproveitamento da aprendizagem é atribuída uma nota expressa em grau numérico de 0 (zero) a 10 (dez), com variação de 0,5 (meio) em 0,5 (meio) ponto, não se admitindo fracionamento a não ser de 0,5 (meio ponto). Não será admitido, em nenhuma hipótese, o arredondamento da média final do semestre.

 

Haverá durante cada semestre letivo, 02 (duas) provas parciais para verificação do aprendizado em cada disciplina.

 

A título de recuperação, o aluno poderá fazer uma prova substitutiva por disciplina, após o resultado da segunda avaliação bimestral, a fim de recompor uma das notas parciais de prova que não tenha feito, ou melhorar a menor delas, substituindo-a.

 

A média semestral parcial é a média aritmética das 02 (duas) provas parciais, uma delas substituída ou não, conforme o parágrafo anterior.

 

A média final é a média aritmética da média semestral obtida conforme o parágrafo anterior e da nota do exame final.

 

Entende-se por exame final, a prova que será realizada após o término do período letivo, onde será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez), aos alunos que obtiveram média semestral maior ou igual a 4,0 (quatro inteiros) e menor que 7,0 (sete inteiros).

 

Atendida, em qualquer caso, a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) às aulas e demais atividades programadas, o aluno é considerado aprovado:

 

· Independente de exame final, quando obtiver média semestral de aproveitamento não inferior a 7,0 (sete inteiros), correspondente a média aritmética das 02 (duas) provas parciais realizada durante o semestre letivo.

 

· mediante exame final, quando tenha obtido média semestral de aproveitamento inferior a 7,0 (sete inteiros) e igual ou superior a 4,0 (quatro inteiros), e obtiver média final não inferior a 5,0 (cinco inteiros), correspondente a média aritmética da média semestral da nota do exame final.

 

É considerado reprovado o aluno que:



· não obtiver freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades programadas, em cada disciplina, qualquer que seja sua média.


· obtiver média semestral menor que 4,0 (quatro inteiros), na disciplina.


· não obtiver, na disciplina, média final igual ou superior a 5,0 (cinco inteiros).

 

O aluno reprovado por freqüência na ou nas disciplinas, fica impedido de fazer a quarta prova parcial e o exame final da respectiva disciplina.

 

As disciplinas práticas, de projetos ou de caráter experimental, terão suas formas de avaliação definidas pelo CONSEPE.

 

Poderá ser concedida uma única 2ª. chamada de cada disciplina, exclusivamente para o exame final, desde que o aluno requeira, no prazo de 2 (dois) dias letivos após a realização da respectiva prova em 1ª. chamada, cabendo a decisão ao Diretor Acadêmico.

 

O aluno, reprovado por não ter alcançado a freqüência ou a média mínima exigida, deve repetir a disciplina, em regime de dependência, no ano letivo imediatamente seguinte.

 

É promovido ao período seguinte o aluno com, no máximo, 02 (duas) dependências;

 

As disciplinas cursadas em regime de dependência ou adaptação devem ser cursadas em turno diferente, ou no mesmo turno, desde que haja compatibilidade horária.

 

O aluno, promovido em regime de dependência, deve cursar, obrigatoriamente, as disciplinas de que depende, condicionando-se a matrícula, nas disciplinas no novo período à compatibilidade de horários e aplicando-se a todas as disciplinas as mesmas exigências de freqüência e aproveitamento estabelecidos nos artigos anteriores.

 

Não poderá ser o aluno promovido a período superior sem que antes tenha logrado aprovação na ou nas disciplinas que cursava em dependência e/ou adaptação.

 

As disciplinas cursadas em regime de adaptação para complementação de carga horária, com periodicidade diversa das aqui estabelecidas terão suas formas e critérios de avaliação fixados em norma específica pelo CONSEPE.

 

O aluno reprovado por média ou freqüência em 03 (três) ou mais disciplinas, terá que se matricular no mesmo período, com aproveitamento das disciplinas já cursadas com aprovação.

 

Podem ser ministradas aulas em regime de dependência e/ou adaptação de cada disciplina, em horários especiais, com metodologia adequada, nos termos das normas fixadas pelo CONSEPE.

 

É atribuída nota zero ao aluno que utilizar meios ilícitos ou não autorizados pelo professor, quando das provas, exame ou de qualquer outra atividade que resulte na avaliação de conhecimento por atribuição de notas, sem prejuízo da aplicação das demais sanções previstas neste Regimento.

 

É atribuída nota 0 (zero) ao aluno que deixar de se submeter a qualquer verificação oficial prevista, na data fixada pela secretaria e, no caso de prova final, não requerer dentro do prazo deste Regimento, prova em 2ª. chamada.

 

É atribuída nota 0 (zero) ao aluno que deixar de se submeter a prova em segunda chamada, na data fixada pela secretaria.

 

Poderá ser concedida revisão das provas parciais ou do exame final, mediante requerimento, dirigido ao Diretor, no prazo de quarenta e oito horas, após a divulgação da respectiva nota.

 

O professor responsável pela revisão da prova parcial ou do exame final será o mesmo que atribuiu a nota, podendo o professor mantê-la ou alterá-la, devendo, sempre, fundamentar sua decisão.

 

Não aceitando a decisão do professor, o aluno, desde que em requerimento justifique, pode solicitar ao Diretor Acadêmico da FACAM.que submeta seu pedido de revisão à apreciação de dois outros professores, do mesmo Curso.

 

Se os professores designados concordarem em alterar a nota, esta decisão é que prevalece; não havendo unanimidade, prevalece a nota atribuída pelo professor da disciplina.

 

:: Matriz Curricular

 

1º Semestre

Contabilidade I

04
80

Teoria Geral da Administração

04
80

Matemática

04
80

Comunicação e Expressão

02
40

Metodologia e Trabalho Científico I

02
40

Tecnologia da Informação

02
40

Atividades Complementares I

02
40
Total:
20
400

 

 

 

 

2º Semestre

Contabilidade II

04
80

Teoria Geral da Administração II

04
80

Matemática Financeira

04
80

Teoria Econômica

04
40

Filosofia e Ética

02
40

Seminários Avançados

02
40
Total:
20
400

 

 

 

3º Semestre

Gestão de Custos

04
80

Organização, Sistemas e Métodos

04
80

Estatística I

02
40
Instituições de Direito Público e Privado
02
40

Sociologia Aplicada

02
40

Responsabilidade Social nas Organizações

02
40
Psicologia Organizacional
02
40

Atividades Complementares II

02
40
Total:
20
400

 

 

 

4º Semestre

Gestão de Pessoas

04
80

Contabilidade Gerencial

04
80

Administração Financeira e Orçamento I

02
40
Empreendedorismo e Plano de Negócios
02
40
Legislação Trabalhista e Previdenciária
02
40
Ciência Política
02
40
Seminários Avançados II
02
40
Total
20
400

 

 

 

5º Semestre
Análise das Demonstrações Contábeis
04
80
Marketing
04
80
Sistemas de Informações Gerenciais
04
80
Legislação Tributária
02
40
Estatística II
02
40
Gestão Estratégica de Custos
02
40
Tópicos Especiais em Contabilidade
02
40
Total
20
400

 

 

 

6º Semestre
Contabilidade Tributária
04
80
Contabilidade Governamental
04
80
Administração Financeira e Orçamento II
04
80
Contabilidade Avançada
04
40
Métodos Quantitativos Aplicados à Contabilidade
02
40
Metodologia do Trabalho Científico II
02
40
Total
20
400

 

 

 

7º Semestre
Mercado Financeiro, de Capitais e de Commodities
04
80
Teoria Contábil
04
80
Auditoria Contábil
04
80
Economia Brasileira, Regional e Contemporânea
02
40
Análise e Elaboração de Projetos
02
40
Trabalho de Conclusão de Curso I
02
40
Total
18
360
Estágio Supervisionado I
08
150
Total do Semestre
26
510

 

 

 

8º Semestre
Perícia Contábil e Arbitragem
04
80
Controladoria
04
80
Atuária
02
80
Direito Empresarial
02
40
Trabalho de Conclusão de Curso II
02
40
Total
16
320
Estágio Supervisionado II
08
150
Total do Semestre
24
470

 

 

 

Total Geral do Curso:
170
3.380

Copyright 2013 - FACAM-MA - Faculdade do Maranhão
Rua 38, Lotes 03 Bequimão - São Luís - MA CEP: 65062-340
Fones: (98) 3227-1238 / 3227-8916