DADOS GERAIS DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Classificação: Bacharelado
Total de Vagas: 200 vagas
Número máximo de alunos por turma: 50 (cinquenta)
Regime de matrícula: Seriado semestral
Carga horária: 3.680 (três mil, seiscentos e oitenta) horas
Integralização da carga horária do curso: Mínimo de 10 semestres (5 anos) e máximo de 20 semestres (10 anos)
1 OBJETIVOS DO CURSO
1.1 Objetivo Geral
O curso de Engenharia Civil da FACAM tem por objetivo geral formar profissionais de nível superior que tenham formação generalista, alicerçada em sólido aprendizado técnico-científico, gerencial e social, aptos a absorver e desenvolver novas tecnologias, atuar criativa e criticamente na identificação das demandas sociais e no desenvolvimento sustentado da região e do país.
1.2 - Objetivos Específicos
O curso de Engenharia Civil da FACAM tem por objetivos específicos:
I. Formar profissionais qualificados para atuarem no mercado conscientes da sua responsabilidade profissional e social;
II. Capacitar seus egressos para elaborar, coordenar, implantar e operar projetos, fiscalizar e supervisionar as atividades profissionais referentes à construção civil, sistemas estruturais, geotecnia, transportes e hidrotecnia.
III. Formar um engenheiro comprometido com a realidade do mercado sem, contudo, negligenciar o aspecto científico-tecnológico;
IV. Transmitir sólidos conhecimentos teóricos e práticos, bem como sistematizar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em laboratórios, projetos, monitorias ou estágios;
V. Proporcionar formação humanística e ética, fundamental à integração do profissional à sociedade e ao trabalho multidisciplinar;
VI. Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
VII. Estimular o desenvolvimento de habilidades para pesquisa;
VIII Implementar novas possibilidades práticas para a resolução de problemas tecnológicos regionais, contribuindo para o crescimento econômico da comunidade e fortalecimento das políticas de tecnologia;
IX. Implementar e apoiar projetos científicos que prezem pela interdisciplinaridade e que apresentem relevância social, regional e técnico-científica;
X. Orientar e motivar a criação, apoiar o funcionamento e estimular a expansão de núcleos de desenvolvimento tecnológicos;
XI. Compartilhar o conhecimento gerado com a comunidade regional, possibilitando a inserção desta na vida acadêmica;
XII. Oferecer formação sólida nos temas relacionados à Educação Ambiental, aos Direitos Humanos e às questões Étnicas, Raciais e Sociais.
2. PERFIL DO EGRESSO
Considerando o perfil desejado para o engenheiro civil, o formando deverá desenvolver as seguintes competências e habilidades para o exercício das suas atividades profissionais:
I. Aplicar os conhecimentos da Matemática, das Ciências Físicas, e da Química e, aliados às técnicas e ferramentas modernas para o desempenho das atribuições profissionais da Engenharia Civil;
II. Projetar e conduzir experimentos, assim como analisar e interpretar resultados;
III. Projetar sistemas, componentes e processos que os constituem, bem como outras atividades pertinentes de sua profissão;
IV. Atuar em equipes multidisciplinares;
V. Diagnosticar e apresentar soluções aos problemas de engenharia;
VI. Compreender ética e responsabilidade profissional;
VII. Entender o impacto das soluções da engenharia no contexto socioeconômico e ambiental;
VIII. Formar profissionais qualificados e aptos para atuarem no setor da construção civil, no desenvolvimento de materiais, produtos, na melhoria de processos e no reaproveitamento ou minimização dos resíduos do setor;
IX Acompanhar e identificar tendências nacionais e internacionais de desenvolvimento tecnológico e de adoção de tecnologias limpas face ao processo de reestruturação e modernização produtiva;
X. Refletir, criticamente, em relação à implantação e otimização dos processos industriais quanto aos impactos do desenvolvimento tecnológico sobre instituições, sociedade em geral e, em particular, sobre o trabalhador.
XI. Propor tecnologias construtivas inovadoras;
XII. Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
2. MATRIZ CURRICULAR
| 1º Semestre | Carga Horária |
|---|---|
| Cálculo Básico | 72 |
| Estudos Éticos, Sociais e Ambientais | 36 |
| Física Básica | 72 |
| Introdução à Engenharia | 36 |
| Leitura e Produção de Textos | 72 |
| Química Geral | 72 |
| 360 |
| 2º Semestre | Carga Horária |
|---|---|
| Álgebra Linear e Geometria Analítica | 72 |
| Cálculo Diferencial e Integral I | 72 |
| Desenho Técnico I | 72 |
| Física I | 72 |
| Materiais de Construção | 72 |
| 360 |
| 3º Semestre | Carga Horária |
|---|---|
| Cálculo Diferencial e Integral II | 72 |
| Cálculo Numérico | 72 |
| Desenho Técnico II | 72 |
| Física II | 72 |
| Mecânica Geral | 72 |
| 360 |
| 4º Semestre | Carga Horária |
|---|---|
| Cálculo Diferencial e Integral III | 72 |
| Economia para Engenharias | 36 |
| Física III | 72 |
| Geologia Aplicada | 36 |
| Mecânica dos Sólidos I | 72 |
| Metodologia da Pesquisa Científica | 36 |
| Tecnologia das Construções I | 36 |
| 4360 |
| 5º Semestre | Carga Horária | Carga Horária Relógio |
|---|---|---|
| Estatística | 72 | 60 |
| Mecânica dos Fluidos | 72 | 60 |
| Mecânica dos Sólidos II | 36 | 30 |
| Mecânica dos Solos e das Rochas | 72 | 60 |
| Tecnologia das Construções II | 36 | 60 |
| Topografia e Georreferenciamento | 72 | 30 |
| 360 | 300 |
| 6º Semestre | Carga Horária | Carga Horária Relógio |
|---|---|---|
| Hidráulica Aplicada | 72 | 60 |
| Instalações Elétricas e Automação | 72 | 60 |
| Logística de Transportes | 36 | 30 |
| Obras de Terra e Rocha | 72 | 30 |
| Teoria das Estruturas I | 72 | 30 |
| 360 | 300 |
| 7º Semestre | Carga Horária | Carga Horária Relógio |
|---|---|---|
| Engenharia de Tráfego | 36 | 30 |
| Estruturas Metálicas e de Madeira | 72 | 60 |
| Hidrologia Aplicada | 72 | 60 |
| Instalações Hidráulicas, Sanitárias e de Gás | 72 | 30 |
| Projeto Arquitetônico | 72 | 30 |
| Teoria das Estruturas II | 36 | 30 |
| 360 | 300 |
| 8º Semestre | Carga Horária | Carga Horária Relógio |
|---|---|---|
| Conforto Ambiental | 72 | 60 |
| Empreendedorismo | 36 | 30 |
| Estruturas de Concreto | 72 | 60 |
| Infraestrutura de Transportes | 72 | 30 |
| Saneamento I | 72 | 60 |
| Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho | 36 | 30 |
| 360 | 300 |
| 9º Semestre | Carga Horária | Carga Horária Relógio |
|---|---|---|
| Engenharia de Pontes | 72 | 60 |
| Estágio Supervisionado I | x | 120 |
| Estrutura Pré-Moldadas e Concreto Protendido | 72 | 60 |
| Gestão de Projetos de Engenharia | 36 | 30 |
| Projetos Viários | 72 | 60 |
| Saneamento II | 36 | 30 |
| Trabalho de Conclusão de Curso I | x | 100 |
| 288 | 460 |
| 10º Semestre | Carga Horária | Carga Horária Relógio |
|---|---|---|
| Estágio Supervisionado II | x | 120 |
| Fundações | 72 | 60 |
| Legislação e Ética Profissional | 36 | 30 |
| Obras Marítmas, Fluviais e Lacustres | 72 | 60 |
| Optativa | 36 | 30 |
| Planejamento Urbano e Regional | 36 | 30 |
| Recursos Naturais e Energia | 36 | 30 |
| Trabalho de Conclusão de Curso II | x | 100 |
| 288 | 460 |
| Disciplina | Carga Horária |
|---|---|
| Atividades Complementares | 300 |
| Carga Horária Total: | 3.680 |
|---|
| Optativa | Carga Horária Relógio |
|---|---|
| Introdução à Lingua Brasileira de Sinais - LIBRAS | 36 |
| Tópicos Especiais em Engenharia | 36 |
| Engenharia Ferroviária | 36 |
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