Matemática, Licenciatura
O curso possui 200 (duzentas) vagas anuais.
50 (cinquenta)
Seriado semestral
3.340 horas.
Mínimo de 8 semestres (4 anos)
Máximo de 12 semestres (6 anos)
Atendendo aos objetivos gerais dos cursos ministrados pela FACAM, busca-se formar pessoas capacitadas e qualificadas ao exercício profissional, dotadas de senso analítico e crítico, comprometidos com os valores da Instituição, objetivando contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
A partir desta concepção o Curso de Licenciatura em Matemática, ofertado pela FACAM visa à formação do professor-reflexivo-investigador, que, dentro de uma perspectiva humanista e uma sólida formação na área do conhecimento de Matemática, será capaz de se adaptar às necessidades do mercado de trabalho, enfrentando os desafios que lhe serão postos na área do ensinar e participando ativamente dos processos de construção e transmissão do saber.
Levando-se em consideração a inserção regional, a demanda por um profissional engajado nas necessidades educacionais vivenciadas na região e para atender e desenvolver adequadamente o objetivo geral do curso, foram traçados os seguintes objetivos específicos:
1) Formação básica em Matemática, incluindo as conteúdos estruturais do curso, tais como cálculo, álgebra, geometria, entre outras determinadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais;
2) Formação específica na área das licenciaturas, com disciplinas voltadas à teoria e prática do ensino, desde sua concepção metodológica, até o exercício profissional por meio de estágios;
3) Formação abrangente na área Matemática, por meio da inserção de componentes curriculares voltados à aplicação da matemática em outras áreas do saber;
4) Formação abrangente na área das licenciaturas, por meio da inserção de componentes curriculares específicos, que estimulam o aluno à transpor os desafios do Ensino da Matemática, bem como outros que lhes serão postos na prática profissional;
5) Levar o aluno a pautar-se por princípios éticos, democráticos, respeito mútuo, responsabilidade e solidariedade;
6) Estimular o estudante no uso de tecnologias da informação e de comunicação de forma a propiciar a possibilidade de aprendizagem e utilizá-la para transmitir aos seus alunos;
7) Sistematizar situações que levem o educando ao raciocínio lógico, e a sua associação com a teoria matemática;
8) Conhecer a especificidade de conteúdos, bem como a necessidade metodológica do ensino da matemática, nos níveis fundamental e médio;
9) Fornecer ao aluno ferramentas que lhe permitirão atuar ativamente na construção e transmissão do saber da matemática, bem como na atuação do profissional-professor que respeita a todas as diferenças e está apto a atender todas as necessidades especiais de aprendizagem.
O Curso de Matemática da FACAM, conforme já aludido, possui um prazo mínimo de integralização de 4 (quatro) anos, dividido em oito semestres (períodos) letivos, cuja matriz curricular é composta por disciplinas de 30 ou 60 horas, além das disciplinas do componente curricular Estágio Supervisionado, que contam com 200 horas, totalizando 400 (quatrocentas) horas.
Assim, apresenta-se no quadro abaixo a matriz do Curso de Matemática, Licenciatura, da FACAM:
PRIMEIRO PERÍODO |
Carga Horária Aula |
Carga Horária Relógio |
Educação, Sociedade, Escola e Contexto |
72 |
60 |
Leitura e Produção de Textos |
72 |
60 |
Metodologia da Pesquisa Científica |
36 |
30 |
História da Educação |
72 |
60 |
Fundamentos da Matemática I |
72 |
60 |
Cálculo Básico |
36 |
30 |
360 |
300 |
|
SEGUNDO PERÍODO |
Carga Horária Aula |
Carga Horária Relógio |
Filosofia da Educação |
72 |
60 |
Didática e Planejamento |
72 |
60 |
Práticas Pedagógicas - Educação, Sociedade, Escola e Contexto |
x |
110 |
Desenho Geométrico e Geometria Descritiva |
36 |
30 |
Cálculo Diferencial e Integral I |
72 |
60 |
Fundamentos da Matemática II |
72 |
60 |
324 |
380 |
|
TERCEIRO PERÍODO |
Carga Horária Aula |
Carga Horária Relógio |
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática I |
36 |
30 |
Sociologia da Educação |
72 |
60 |
Politicas Publicas e Legislação Educacional |
36 |
30 |
Praticas Pedagógicas - Didática e Planejamento |
X |
110 |
Cálculo Diferencial e Integral II |
72 |
60 |
Psicologia da Educação |
72 |
60 |
Geometria I |
36 |
30 |
324 |
380 |
|
QUARTO PERÍODO |
Carga Horária Aula |
Carga Horária Relógio |
Cálculo Diferencial e Integral III |
72 |
60 |
Educação Inclusiva |
36 |
30 |
Geometria II |
72 |
60 |
Fundamentos e Metodologia do Ensino da Matemática II |
36 |
30 |
Estatística I |
36 |
30 |
Praticas Pedagógicas - Educação Matemática no Ensino Fundamental |
X |
110 |
Álgebra I |
72 |
60 |
324 |
380 |
QUINTO PERÍODO |
Carga Horária Aula |
Carga Horária Relógio |
Geometria III |
36 |
30 |
Física I |
72 |
70 |
Álgebra II |
72 |
60 |
Praticas Pedagógicas - Educação Matemática no Ensino Médio |
X |
110 |
Estatística II |
72 |
60 |
Introdução à Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS |
36 |
30 |
História da Matemática |
36 |
30 |
324 |
390 |
|
SEXTO PERÍODO |
Carga Horária Aula |
Carga Horária Relógio |
Física II |
72 |
70 |
Jogos Matemáticos |
72 |
60 |
Construções Geométricas |
72 |
60 |
Algoritmos e Programação |
72 |
60 |
Currículo e Avaliação Educacional |
36 |
30 |
Ética na Educação |
36 |
30 |
360 |
310 |
|
SÉTIMO PERÍODO |
Carga Horária Aula |
Carga Horária Relógio |
Cálculo Numérico |
72 |
60 |
Física III |
72 |
70 |
Análise Real |
72 |
60 |
Estágio Supervisionado I - Ensino Fundamental |
x |
200 |
Trabalho de Conclusão de Curso I |
x |
80 |
Equações Diferenciais |
36 |
30 |
252 |
500 |
|
OITAVO PERÍODO |
Carga Horária Aula |
Carga Horária Relógio |
Modelagem Matemática |
72 |
60 |
Informática e Matemática |
72 |
60 |
Optativa |
36 |
30 |
Trabalho de Conclusão de Curso II |
x |
120 |
Estágio Supervisionado II - Ensino Médio |
x |
200 |
Matemática Financeira |
36 |
30 |
216 |
500 |
|
Atividades Complementares |
200 |
|
Carga horária Total |
3.340 |
|
Copyright 2013 - FACAM-MA - Faculdade do Maranhão
Rua 38, Lotes 03 Bequimão - São Luís - MA CEP: 65062-340
Fones: (98) 3227-1238 / 3227-8916 / Pós 3227-7912