Serviço Social

SERVIÇO SOCIAL

O Serviço Social é um curso de nível superior, cuja abordagem investigativa está pautada nas múltiplas expressões da questão social. É uma profissão de caráter social, político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para analisar e intervir nas mais diversas expressões da questão social.

 

ASSISTENTE SOCIAL

O Assistente Social é um profissional habilitado em Serviço Social (Bacharel), que exerce seu trabalho de forma remunerada nas organizações públicas e privadas, nas organizações não governamentais, movimentos sociais etc. Este profissional  tem uma intervenção privilegiada e investigativa que, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e da justiça social. O exercício profissional requer registro prévio nos Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).

MERCADO DE TRABALHO

O graduado em serviço social tem como campo de atuação as instituições públicas e privadas. Pode-se encontrar assistentes sociais trabalhando em ministérios, prefeituras, governos estaduais, em empresas privadas, hospitais, escolas, unidades de saúde, movimentos sociais em defesa dos direitos da mulher, da pessoa idosa, de crianças e adolescentes, negros, indígenas, em organizações não governamentais, em universidades públicas e privadas.  

 

CURSO:

Todo o conteúdo é voltado para dar base ao aluno para que compreenda e analise a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. O currículo inclui bastante sociologia, teoria política, filosofia e economia. Desde o início, o estudante realiza trabalhos de campo em comunidades e em diversos espaços institucionais e sociais. O estágio é obrigatório. 

DURAÇÃO MÉDIA: 4 anos.

 

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

 

·         Educação:

Criar e implementar programas de bolsa de estudo e auxílio financeiro, assim como selecionar os estudantes beneficiários.

·         Empresas:

Gerenciar programas educativos de saúde, lazer e segurança no trabalho para o corpo de funcionários.

Implantar programas de benefícios sociais aos trabalhadores e sua família. Orientar o acesso do trabalhador às políticas sociais públicas e a seus direitos sociais e trabalhistas:

·         Proteção à criança e ao adolescente:

Desenvolver projetos que subsidiem a garantia de direitos de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.

·         Saúde:

Facilitar o acesso da população às informações e serviços na área de saúde.

 

Copyright 2013 - FACAM-MA - Faculdade do Maranhão
Rua 38, Lotes 03 Bequimão - São Luís - MA CEP: 65062-340
Fones: (98) 3227-1238 / 3227-8916