Profª. Henilda Ferro Castro
Formação Acadêmica: Mestre em Educação
:: Descrição do curso
AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA PELO MEC: Portaria Ministerial nº 2112/05.08.03 DOU 06/08/03.
No mundo hoje em que as identidades territoriais, culturais, econômicas e pessoais se confundem, o TURISMO e um dos caminhos da valorização dos seus bens e patrimônios. 
 E é por isso que no século XXI o Turismo é o setor que buscará os resgates individuais e coletivos que poderá se efetivar de forma a contribuir com os interesses monetários e financeiros, força motriz do início do milênio.
Entender o Turismo como um fenômeno humano e espacial, cujas conseqüências através da Atividade Turística instituída resultarão em efeitos econômicos e sociais profundos, é uma condição essencial para nele inferir, atuar e decidir.
Paradoxo que abate a compreensão de qualquer observador é verificar que o Brasil tem riquezas naturais e culturais indiscutíveis e diferenciadas, é a 10ª economia do mundo, convive com equilíbrio político e social e, no entanto, não consegue se posicionar firmemente no mercado turístico internacional e não estabelece o seu mercado nacional, a par de ser o Turismo, o setor de maior alcance social e econômico para um país e suas localidades.
A Política Nacional do Turismo do Brasil vem, há quase uma década, buscando acompanhar a tendência atual que é o gerenciamento dos destinos. Isso é novo em todo o mundo e exige a formulação de uma estratégia de desenvolvimento do setor, que deve ser planejado para determinar prioridades e locação de recursos, dentro das reais condições locais.
É inegável a possibilidade brasileira de desenvolver o seu Turismo, os dados indicam essa tendência, mas estas não se realizarão sem foco, sem qualidade, sem padrões.
Para o Turismo, infra-estrutura e qualidade de serviços representam condição de desenvolvimento. Mas ainda, que hajam investimentos públicos e privados em empreendimentos e estruturas, fundamentalmente superando a deficiência do nível de qualificação daqueles que atuam no setor. É essencial formar uma “cultura do Turismo”, de bem receber, de bem tratar, de bem atender as pessoas que, por acaso, são turistas.
Na verdade impõe-se o conceito da hospitalidade, que deve ir além do calor humano e abrange um conjunto de competência, serviços, etc.
Para tanto é condição atuar sobre dois importantes fatores: na carência de pessoas capacitadas para prestar serviços com qualidade e na carência da sociedade de conscientização sobre a importância do turismo.
Para o Estado do Maranhão o Curso de Turismo da Faculdade do Maranhão virá a atender um mercado notoriamente com potencial em ecoturismo, um segmento que mais tem se destacado globalmente e carente de recursos humanos.
:: Missão / Finalidade
A formação de profissionais ética e intelectualmente conscientes das realidades, com compreensão plena do Fenômeno Turístico e domínio técnico-operacional para conduzir a Atividade Turística é, no entender da FACAM-MA, o grande elo de ligação entre os inúmeros aspectos que compõem a análise do cenário turístico.
Situados numa região brasileira das mais propícias ao desenvolvimento do Turismo ecológico, conforme indicativos das pesquisas oficiais da EMBRATUR, com potencial nos mercados nacional e internacional, ávidos por novos destinos e produtos, estabelece-se um papel fundamental para o Curso proposto: a de investigar e incutir a cultura do turismo, reconhecendo os potenciais ambientais e histórico-culturais, abrangendo localidades, agregando suas identidades e as fortalecendo para fazer frente aos desafios dessa valorização no mercado de Turismo.
Ao estabelecer uma formação ampla e de caráter geral e integrador, com enfoque histórico e âmbito de análise com ambiência bio-psico-social, contextualizados no espaço físico-geográfico de ação do futuro profissional , o Curso tem por missão ”motivar e trabalhar” o indivíduo na sua consciência social e coletiva, comprometido com o constante desenvolvimento pessoal e profissional.
:: Objetivos
O curso apresentado objetiva formar profissionais preparados para:
- Sensibilizar o indivíduo que, buscando o Curso de Turismo, insira-se primeiramente na compreensão do fenômeno que gera as motivações e atrações de deslocamentos e fluxos humanos;
- Compreender a construção do processo que institui a Atividade que, estruturada e infra-estruturada, concretizará o Setor e efetivará seus aspectos positivos e negativos;
- Dominar os elementos metodológicos e técnicos que fundamentam esse campo do conhecimento, para ter condições de operacionalizar e gerir as funções inerentes a sua profissão e, preparado para definir medidas e tomar decisões, assumindo riscos;
- Desenvolver habilidades pessoais de um futuro profissional, dando-lhe competência para desempenho técnico e criatividade.
:: Metodologia
Em função do perfil que se traçou para o egresso do Curso, pretende-se uma metodologia global em que os conhecimentos teóricos tenham uma conexão imediata com a prática. Além do estágio supervisionado, previsto em lei, far-se-á com que o alunado tenha freqüentes contatos com as realidades que possam servir em suas estruturas e hábitos de campo de aprendizagem pela sua formulação ou práticas turísticas.
É indispensável a discussão com profissionais engajados com a realidade cotidiana. Para tanto, realizar-se-ão visitas técnicas, organizar-se-ão seminários, simpósios, e debates com representantes de todos os segmentos da profissão e um intercâmbio permanente com municípios turísticos, órgãos de classe, tais como Associações, Conselhos Regionais e Sindicatos. Será salutar contatos que permitam reflexão e uma análise de qualidade, onde se possa receber proposições e sugestões para realização e uma prática de ensino que atendam às expectativas do alunado e da sociedade.
:: Matriz curricular
| Período | Disciplinas | Carga Horária | Pré-Requisitos | 
| 
 1º 
 | 
Teoria Geral do Turismo | 
 72 
 | 
 - 
 | 
| Metodologia Científica | 
 36 
 | 
 - 
 | 
|
| Lazer e Animação Turística | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Sociologia do Turismo | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Geografia do Espaço Turístico | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Língua Portuguesa Instrumental | 
 36 
 | 
 - 
 | 
|
| Atividades Complementares | 
 40 
 | 
 - 
 | 
|
| 
 Total 
 | 
 | 
 400 
 | 
 | 
| 
 2º 
 | 
Estudos Sistêmicos do Turismo | 
 72 
 | 
 - 
 | 
| Metodologia do Trabalho Científico | 
 36 
 | 
 - 
 | 
|
| Meio Ambiente e Turismo | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Transportes | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| História do Brasil | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Antropologia Cultural | 
 36 
 | 
 - 
 | 
|
| Atividades Complementares | 
 40 
 | 
 - 
 | 
|
| 
 Total 
 | 
 | 
 400 
 | 
 | 
| 
 3º 
 | 
Patrimônio Histórico Cultural | 
 72 
 | 
 - 
 | 
| Mercado de Agências e Turismo | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Economia do Turismo | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Eventos | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Teoria do Ecoturismo | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Atividades Complementares | 
 40 
 | 
 - 
 | 
|
| 
 Total 
 | 
 | 
 400 
 | 
 | 
| 
 4º 
 | 
Estatística Aplicada ao Turismo | 
 72 
 | 
 - 
 | 
| Tecnologia da Informação em Turismo | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Práticas em Ecoturismo | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Língua Espanhola I | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Atividades Complementares | 
 40 
 | 
 - 
 | 
|
| 
 Total 
 | 
 | 
 400 
 | 
 | 
| 
 5º 
 | 
Alimentos e Bebidas | 
 72 
 | 
 - 
 | 
| Administração Aplicada ao Turismo | 
 36 
 | 
 - 
 | 
|
| Filosofia e Ética Profissional | 
 36 
 | 
 - 
 | 
|
| Planejamento e Organização do Turismo I | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Hospitalidade | 
 72 
 | 
||
| Língua Espanhola II | 
 72 
 | 
 Língua Espanhola I 
 | 
|
| Atividades Complementares | 
 40 
 | 
 - 
 | 
|
| 
 Total 
 | 
 | 
 400 
 | 
 | 
| 
 6º 
 | 
Projetos Turísticos | 
 72 
 | 
 - 
 | 
| Contabilidade Aplicada ao Turismo | 
 36 
 | 
 - 
 | 
|
| Direito do Turismo | 
 36 
 | 
 - 
 | 
|
| Administração Mercadológica | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Língua Inglesa I | 
 72 
 | 
||
| Planejamento e Organização do Turismo II | 
 72 
 | 
 Planejamento e Organização do Turismo I 
 | 
|
| 
 Total 
 | 
 | 
 360 
 | 
 | 
| 
 7º 
 | 
Marketing Turístico | 
 72 
 | 
 - 
 | 
| Psicologia do Turismo | 
 36 
 | 
 - 
 | 
|
| Língua Inglesa II | 
 72 
 | 
 Língua Inglesa I 
 | 
|
| Relações Internacionais e Turismo | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Projetos Ecoturísticos | 
 36 
 | 
 - 
 | 
|
| Trabalho de Conclusão de Curso I | 
 36 
 | 
 - 
 | 
|
| Gestão Pública do Turismo | 
 36 
 | 
 - 
 | 
|
| Estágio Supervisionado | 
 308 
 | 
 - 
 | 
|
| 
 Total 
 | 
 | 
 668 
 | 
 | 
| 
 8º 
 | 
Tópicos Avançados em Ecoturismo | 
 36 
 | 
 - 
 | 
| Gestão de Empreendimentos Turísticos | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Mercados Turísticos Mundiais | 
 72 
 | 
 - 
 | 
|
| Seminários Livres | 
 36 
 | 
 - 
 | 
|
| Trabalho de Conclusão de Curso II | 
 - 
 | 
 - 
 | 
|
| 
 Total 
 | 
 | 
 216 
 | 
 | 
| 
 Total Geral 
 | 
 3.276 
 | 
 | 
|
 Copyright 2013 - FACAM-MA - Faculdade do Maranhão
                Rua 38, Lotes 03 Bequimão - São Luís - MA CEP: 65062-340
                Fones: (98) 3227-1238 / 3227-8916 / Pós 3227-7912