Profª. Luiz Antônio Pinheiro
Formação Acadêmica: Especialista em Planejamento Estratégico do Turismo - USP-SP
:: Descrição do curso
AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA PELO MEC: Portaria Ministerial nº 2112/05.08.03 DOU 06/08/03.
No mundo hoje em que as identidades territoriais, culturais, econômicas e pessoais se confundem, o TURISMO e um dos caminhos da valorização dos seus bens e patrimônios.
E é por isso que no século XXI o Turismo é o setor que buscará os resgates individuais e coletivos que poderá se efetivar de forma a contribuir com os interesses monetários e financeiros, força motriz do início do milênio.
Entender o Turismo como um fenômeno humano e espacial, cujas conseqüências através da Atividade Turística instituída resultarão em efeitos econômicos e sociais profundos, é uma condição essencial para nele inferir, atuar e decidir.
Paradoxo que abate a compreensão de qualquer observador é verificar que o Brasil tem riquezas naturais e culturais indiscutíveis e diferenciadas, é a 10ª economia do mundo, convive com equilíbrio político e social e, no entanto, não consegue se posicionar firmemente no mercado turístico internacional e não estabelece o seu mercado nacional, a par de ser o Turismo, o setor de maior alcance social e econômico para um país e suas localidades.
A Política Nacional do Turismo do Brasil vem, há quase uma década, buscando acompanhar a tendência atual que é o gerenciamento dos destinos. Isso é novo em todo o mundo e exige a formulação de uma estratégia de desenvolvimento do setor, que deve ser planejado para determinar prioridades e locação de recursos, dentro das reais condições locais.
É inegável a possibilidade brasileira de desenvolver o seu Turismo, os dados indicam essa tendência, mas estas não se realizarão sem foco, sem qualidade, sem padrões.
Para o Turismo, infra-estrutura e qualidade de serviços representam condição de desenvolvimento. Mas ainda, que hajam investimentos públicos e privados em empreendimentos e estruturas, fundamentalmente superando a deficiência do nível de qualificação daqueles que atuam no setor. É essencial formar uma “cultura do Turismo”, de bem receber, de bem tratar, de bem atender as pessoas que, por acaso, são turistas.
Na verdade impõe-se o conceito da hospitalidade, que deve ir além do calor humano e abrange um conjunto de competência, serviços, etc.
Para tanto é condição atuar sobre dois importantes fatores: na carência de pessoas capacitadas para prestar serviços com qualidade e na carência da sociedade de conscientização sobre a importância do turismo.
Para o Estado do Maranhão o Curso de Turismo da Faculdade do Maranhão virá a atender um mercado notoriamente com potencial em ecoturismo, um segmento que mais tem se destacado globalmente e carente de recursos humanos.
:: Missão / Finalidade
A formação de profissionais ética e intelectualmente conscientes das realidades, com compreensão plena do Fenômeno Turístico e domínio técnico-operacional para conduzir a Atividade Turística é, no entender da FACAM-MA, o grande elo de ligação entre os inúmeros aspectos que compõem a análise do cenário turístico.
Situados numa região brasileira das mais propícias ao desenvolvimento do Turismo ecológico, conforme indicativos das pesquisas oficiais da EMBRATUR, com potencial nos mercados nacional e internacional, ávidos por novos destinos e produtos, estabelece-se um papel fundamental para o Curso proposto: a de investigar e incutir a cultura do turismo, reconhecendo os potenciais ambientais e histórico-culturais, abrangendo localidades, agregando suas identidades e as fortalecendo para fazer frente aos desafios dessa valorização no mercado de Turismo.
Ao estabelecer uma formação ampla e de caráter geral e integrador, com enfoque histórico e âmbito de análise com ambiência bio-psico-social, contextualizados no espaço físico-geográfico de ação do futuro profissional , o Curso tem por missão ”motivar e trabalhar” o indivíduo na sua consciência social e coletiva, comprometido com o constante desenvolvimento pessoal e profissional.
:: Objetivos
O curso apresentado objetiva formar profissionais preparados para:
- Sensibilizar o indivíduo que, buscando o Curso de Turismo, insira-se primeiramente na compreensão do fenômeno que gera as motivações e atrações de deslocamentos e fluxos humanos;
- Compreender a construção do processo que institui a Atividade que, estruturada e infra-estruturada, concretizará o Setor e efetivará seus aspectos positivos e negativos;
- Dominar os elementos metodológicos e técnicos que fundamentam esse campo do conhecimento, para ter condições de operacionalizar e gerir as funções inerentes a sua profissão e, preparado para definir medidas e tomar decisões, assumindo riscos;
- Desenvolver habilidades pessoais de um futuro profissional, dando-lhe competência para desempenho técnico e criatividade.
:: Metodologia
Em função do perfil que se traçou para o egresso do Curso, pretende-se uma metodologia global em que os conhecimentos teóricos tenham uma conexão imediata com a prática. Além do estágio supervisionado, previsto em lei, far-se-á com que o alunado tenha freqüentes contatos com as realidades que possam servir em suas estruturas e hábitos de campo de aprendizagem pela sua formulação ou práticas turísticas.
É indispensável a discussão com profissionais engajados com a realidade cotidiana. Para tanto, realizar-se-ão visitas técnicas, organizar-se-ão seminários, simpósios, e debates com representantes de todos os segmentos da profissão e um intercâmbio permanente com municípios turísticos, órgãos de classe, tais como Associações, Conselhos Regionais e Sindicatos. Será salutar contatos que permitam reflexão e uma análise de qualidade, onde se possa receber proposições e sugestões para realização e uma prática de ensino que atendam às expectativas do alunado e da sociedade.
:: Matriz curricular
Período | Disciplinas | Carga Horária | Pré-Requisitos |
1º
|
Teoria Geral do Turismo |
72
|
-
|
Metodologia Científica |
36
|
-
|
|
Lazer e Animação Turística |
72
|
-
|
|
Sociologia do Turismo |
72
|
-
|
|
Geografia do Espaço Turístico |
72
|
-
|
|
Língua Portuguesa Instrumental |
36
|
-
|
|
Atividades Complementares |
40
|
-
|
|
Total
|
|
400
|
|
2º
|
Estudos Sistêmicos do Turismo |
72
|
-
|
Metodologia do Trabalho Científico |
36
|
-
|
|
Meio Ambiente e Turismo |
72
|
-
|
|
Transportes |
72
|
-
|
|
História do Brasil |
72
|
-
|
|
Antropologia Cultural |
36
|
-
|
|
Atividades Complementares |
40
|
-
|
|
Total
|
|
400
|
|
3º
|
Patrimônio Histórico Cultural |
72
|
-
|
Mercado de Agências e Turismo |
72
|
-
|
|
Economia do Turismo |
72
|
-
|
|
Eventos |
72
|
-
|
|
Teoria do Ecoturismo |
72
|
-
|
|
Atividades Complementares |
40
|
-
|
|
Total
|
|
400
|
|
4º
|
Estatística Aplicada ao Turismo |
72
|
-
|
Tecnologia da Informação em Turismo |
72
|
-
|
|
Métodos e Técnicas de Pesquisa em Turismo |
72
|
-
|
|
Práticas em Ecoturismo |
72
|
-
|
|
Língua Espanhola I |
72
|
-
|
|
Atividades Complementares |
40
|
-
|
|
Total
|
|
400
|
|
5º
|
Alimentos e Bebidas |
72
|
-
|
Administração Aplicada ao Turismo |
36
|
-
|
|
Filosofia e Ética Profissional |
36
|
-
|
|
Planejamento e Organização do Turismo I |
72
|
-
|
|
Hospitalidade |
72
|
||
Língua Espanhola II |
72
|
Língua Espanhola I
|
|
Atividades Complementares |
40
|
-
|
|
Total
|
|
400
|
|
6º
|
Projetos Turísticos |
72
|
-
|
Contabilidade Aplicada ao Turismo |
36
|
-
|
|
Direito do Turismo |
36
|
-
|
|
Administração Mercadológica |
72
|
-
|
|
Língua Inglesa I |
72
|
||
Planejamento e Organização do Turismo II |
72
|
Planejamento e Organização do Turismo I
|
|
Total
|
|
360
|
|
7º
|
Marketing Turístico |
72
|
-
|
Psicologia do Turismo |
36
|
-
|
|
Língua Inglesa II |
72
|
Língua Inglesa I
|
|
Relações Internacionais e Turismo |
72
|
-
|
|
Projetos Ecoturísticos |
36
|
-
|
|
Trabalho de Conclusão de Curso I |
36
|
-
|
|
Gestão Pública do Turismo |
36
|
-
|
|
Estágio Supervisionado |
308
|
-
|
|
Total
|
|
668
|
|
8º
|
Tópicos Avançados em Ecoturismo |
36
|
-
|
Gestão de Empreendimentos Turísticos |
72
|
-
|
|
Mercados Turísticos Mundiais |
72
|
-
|
|
Seminários Livres |
36
|
-
|
|
Trabalho de Conclusão de Curso II |
-
|
-
|
|
Total
|
|
216
|
|
Total Geral
|
3.276
|
|
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