Gestão ambiental

:: Descrição do Curso

 

JUSTIFICATIVA:

Dentre as diversas reivindicações exigidas pela sociedade moderna que afetam o mundo local e global a preocupação ambiental vem ganhando destaque significativo face à sua relevância para a qualidade de vida das populações. E esta preocupação pode ser vista sob o ponto de vista global ou de uma determinada organização. O presente curso tem estas duas perspectivas. O curso de especialização em Gestão Ambiental é um curso de pós-graduação lato sensu, que tem por objetivo o aprofundamento teórico, técnico e didático para a atuação nesta área específica.

 

OBJETIVOS:

Especializar.profissionais para atuar na área de Gestão Ambiental, através do estudo, análise, planejamento e socialização de alternativas, para a efetivação de ações no controle de intervenções sobre os impactos ambientais, atentando-se aos princípios de gestão sustentável.

 

PÚBLICO ALVO:

Profissionais do setor público ou privado, com formação superior em diferentes áreas do conhecimento, que trabalham ou pretendem trabalhar em planejamento e gestão ambiental.

 

METODOLOGIA:

O Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Gestão Ambiental será ministrado de forma presencial, através de aulas expositivas, seminários e formação de grupos de estudos. Será 01 (um) encontro por mês, num total de 12 (doze) disciplinas múltiplas de 24 (vinte e quatro) h/a cada, a totalizar 384 (trezentos e oitenta e quatro) h/a, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente, e o reservado, obrigatoriamente, para elaboração de monografia ou trabalho de conclusão de curso.

 

TRABALHO MONOGRÁFICO:

Ao final do Curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Gestão Ambiental, os alunos deverão elaborar e apresentar a monografia individual, requisito para concessão do título.

Para a realização da monografia o aluno elaborará seu projeto, já orientado por um professor, que deverá ser apresentado, com a aprovação do orientador, à Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação para homologação.

As monografias deverão à ser entregues à Coordenação dos Cursos de Pós-graduação, para que num prazo máximo de 04 (quatro) meses após a conclusão da orientação monográfica, seja designada data para sua apresentação, conferindo-se o título de Especialista ao participante que obtiver nota mínima igual a 07 (sete).

 

FREQÜÊNCIA E AVALIAÇÃO:

Freqüência mínima obrigatória: 75% (setenta e cinco por cento) das aulas.

Avaliação: grau mínimo de 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas do curso, inclusive na monografia.

Aprovação na apresentação da Monografia, cuja nota mínima exigida de 7,0 (sete).

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS:

As aulas serão ministradas em 01 (um) ou 2 (dois) fins de semana por mês, conforme a disciplina seja de 24 ou 48 horas/aula, às sextas, das 18:00 ás 22:30, aos sábados de 08h00 às 12h30 e de 14h00 às 18h30 e aos domingos das 8h00 às 12h30

 

:: Matriz Curricular

 

Disciplina
Carga Horária

1. Meio Ambiente e Gestão Ambiental

24
2. Metodologia da Pesquisa
24
3. Auditorias Ambientais: teoria e prática
48
4. Planejamento e Políticas Ambientais Ecointegratórias
48
5. Sociologia Ambiental
24
6. Fundamentos de Direito Ambiental
24
7. Tecnologias de Produção Limpa
48
8. Educação Ambiental para a Gestão
24
9. Sistema de Gestão Ambiental Organizacional
24
10. Recuperação e Manejo de Áreas Naturais Degradadas
48
11. Avaliação de Impactos e Riscos Ambientais
24
12. Metodologia do Ensino Superior
24
13. Monografia
*
Total:
384

 

*Carga Horária não incluída no total.

 

:: Ementas das Disciplinas

 

MEIO AMBIENTE E GESTÃO AMBIENTAL:

Conceitos fundamentais: meio ambiente, ecologia, ecossistema, recursos naturais e gestão ambiental. Recursos e nível de produção. Percepção de problemas ambientais. Gestão ambiental e seus reflexos nos âmbitos individual, coletivo e de organizações.

 

METODOLOGIA DA PESQUISA:

A atitude científica do profissional moderno. O questionamento do mundo pela pesquisa. Os instrumentos de pesquisa. O projeto de pesquisa – elementos básicos: problemática, referencial teórico e metodologia. A construção da monografia: conteúdo, forma (normas ABNT), coleta e tratamento de dados, elaboração do relatório.

 

AUDITORIAS AMBIENTAIS: TEORIA E PRÁTICA


PLANEJAMENTO E POLÍTICAS AMBIENTAIS ECOINTEGRATÓRIAS :

Ambiente; Planejamento Ambiental; Conceitos; Dimensões do Planejamento; Objeto do Planejamento; Elementos do Planejamento; Unidade Organizacional; Características do Planejamento; Classes ou Tipos de Planejamento; Fases do Planejamento; Planejamento Ambiental e EIA/RIMA; Planejamento Ambiental e Agenda 21; Planejamento Ambiental e ISO 14000; Planejamento Territorial e Conservação de Recursos Hídricos; Planejamento Gerenciamento de Bacias Hidrográficas; Diagnósticos; Zoneamentos; Planos de Manejo; Informações para o Planejamento Ambiental: Geologia, Clima, Geomorfologia, Solos, Capacidade de Uso da Terra, Hidrografia, Vegetação, Fauna, Uso e Ocupação das Terras, Dinâmica Populacional; Estudos de Casos; Políticas Ambientais; Conceitos; Evolução Histórica no Brasil; Elaboração e Implementação de Políticas Ambientais no Brasil; Ambiente Institucional e Responsabilidades; Características das Políticas Ambientais; Políticas Ambientais e Desenvolvimento Sustentável; Estudos de Casos.

 

SOCIOLOGIA AMBIENTAL :

Conhecimento da problemática ambiental. Ecologia Humana e os fundamentos éticos-sociais do meio-ambiente.Critérios básicos de avaliação e diagnóstico ambiental: o impacto. Medidas corretivas do ambiente: a ecointegração.

 

FUNDAMENTOS DE DIREITO AMBIENTAL :

Elementos Propedêuticos do Direito Ambiental: da cidadania civil à cidadania ecológica. Questões prévias sobre a aplicabilidade das normas ambientais. O Direito Ambiental como novo paradigma. Os Princípios do Direito Ambiental. Panorama dos valores e normas internas de proteção ambiental vigentes no sistema Brasileiro. Crítica da abordagem dos valores e normas pela doutrina brasileira. A sistematização do direito ambiental. O Direito Ambiental e suas relações com os Direitos Humanos e o Direito Econômico.

 

TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO LIMPA:

Revolução Verde. Modelos tecnológicos. Padrões de agricultura: agricultura alternativa. Agricultura orgânica. Agricultura biodinâmica. Agricultura biológica. Agricultura natural. Agricultura regenerativa. Permacultura. Agricultura sustentável. Agroecologia. Sistemas alternativos de produção. Normatização dos produtos agrícolas. Contaminantes, poluentes e VMP. Fitoremediação em solo e água. Estação de tratamento de água e esgoto. Monitoramento ambiental.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A GESTÃO :

Conceitos de EA. Histórico da EA no Brasil e no Mundo. Importância da EA na administração dos riscos sócio-ambientais. Educação Ambiental e ações preventivas. Práticas em EA nas atividades de gestão ambiental. Agenda 21 e gestão ambiental. EA como instrumento eficiente na gestão ambiental.

 

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ORGANIZACIONAL :

A dinâmica do ambiente de negócios com a introdução da variável ecológica. Novos paradigmas na relação entre organização x sociedade. A questão da gestão ambiental na empresa: histórico, evolução, finalidades e resultados. Os processos de produção em diferentes ramos de atividade da empresa e os impactos ambientais. A questão ambiental como fator legal e de responsabilidade ambiental. Benefícios econômicos e estratégicos da gestão ambiental nas empresas. Diagnóstico empresarial da gestão ambiental na empresa. Balanço ambiental empresarial. Integração das áreas funcionais em prol da gestão ambiental. Programas de gestão ambiental na empresa. Auditoria ambiental como controle dos programas de gestão ambiental da empresa.

 

RECUPERAÇÃO E MANEJO DE ÁREAS NATURAIS DEGRADADAS :

 


AVALIAÇÃO DE IMPACTOS E RISCOS AMBIENTAIS:

Avaliação de impactos ambientais: conceitos, características e etapas básicas. Importância da avaliação dos impactos e análise dos riscos ambientais - Proposição de metodologias, planejamento e elaboração de EIA/RIMA e Análise de Riscos. A responsabilidade empresarial perante as questões ambientais no contexto de redesenho e retratação das funções do Estado e da iniciativa privada no atual contexto econômico/ político e social.

 

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR:

Construção de um curso; as diferentes abordagens sobre a implementação de um trabalho docente. Reflexão sobre os diferentes modos de preparação de uma aula; a utilização de recursos audiovisuais, internet, biblioteca, etc. Possibilidades de construção de ementas, legislação básica para sala de aula (as questões sobre freqüência pauta, etc).

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