Operadores de mídia

:: Descrição do Curso

 

JUSTIFICATIVA:

As mudanças globais se processam de forma extremamente acelerada no mundo globalizado de hoje. Existe um contexto de aldeia global previsto por Marshall McLuhan, bem como um contexto de novas tecnologias da comunicação que estão revolucionando a sociedade moderna. Esta velocidade exige um processo permanente de reciclagem de conhecimentos dos operadores de mídia para que acompanhem as transformações quanto ao uso dos meios de comunicação. Assim, é de fundamental importância capacitar os operadores de mídia para que o papel social que cumprem seja desempenhado de forma qualificada e determinante no processo de transformação da sociedade.

 

OBJETIVOS:

· Proporcionar fundamentação conceitual e ética para o exercício profissional
· Capacitar os operadores de mídia para melhorar o desempenho de suas atividades na área da comunicação.
· Propiciar conhecimento específico das ferramentas utilizadas nas atividades jornalísticas e de assessoria de comunicação


PÚBLICO ALVO:

· Operadores de mídia
· Profissionais de comunicação
· Demais interessados em conhecer e/ou atuar na área de comunicação

 

METODOLOGIA:

O Curso de Extensão para Operadores de Mídia será ministrado de forma presencial, através de aulas expositivas, seminários e formação de grupos de estudos. Será 01 (um) fim de semana por mês, num total de 06 (seis) disciplinas de 24 (vinte e quatro) h/a cada, a totalizar 144 (cento e quarenta e quatro) h/a, nestas não computado o tempo de estudo individual ou em grupo, sem assistência docente.

 

FREQÜÊNCIA E AVALIAÇÃO:

Freqüência mínima obrigatória: 75% (setenta e cinco por cento) das aulas.

Avaliação: grau mínimo de 7,0 (sete) em cada uma das disciplinas do curso.

Aos que cumprirem as condições acima, serão conferidos certificados.

 

DIAS E HORÁRIOS DAS AULAS:

As aulas serão ministradas num fim de semana por mês, compreendendo cada fim de semana, aulas na sexta-feira, das 18 ás 22:30hs; sábado das 8 às 12:30hs e de 14 às 18:30hs; e, aos domingos, das 8 às 12h30hs.

 

:: Matriz Curricular

 

Disciplina
Carga Horária

1. Comunicação e Sociedade

24
2. Jornalismo Impresso
24
3. Jornalismo Radiofônico
24
4. Jornalismo Televisivo
24
5. Português Prático
24
6. Assessoria de Comunicação
24
Total:
144

 

*Carga Horária não incluída no total.

 

:: Ementas das Disciplinas

 

COMUNICAÇÃO E SOCIEDADE

Processo de comunicação. Emissão. Recepção. Os meios de comunicação. História dos meios. Características dos meios. Sistema de comunicação (público, estatal e privado) Comunicação segmentada. Jornalismo. Propaganda e publicidade. Relações públicas e marketing. Ética do exercício profissional e Lei de Imprensa,

 

JORNALISMO IMPRESSO

Estrutura e funcionamento do jornal. Pauta. Elaboração da pauta. Fontes oficiais e não oficiais. Apuração da notícia. Entrevista. Técnica da entrevista. Linguagem e reportagem jornalística. Lead e sub-lead. Gêneros jornalísticos. Edição. Critérios de seleção da notícia. Título. Manchete. Colunas. Impressão. Editoração eletrônica. Fotojornalismo.

 

JORNALISMO RADIOFÔNICO

Características do veículo rádio. O rádio via Internet. A reportagem. A entrevista. Apresentação de programa. A produção. A pauta. O texto. Os sete pecados e os dez mandamentos da imprensa. Rádios comunitárias. Jornal radiofônico.

 

JORNALISMO TELEVISIVO

Características do veículo TV. TV aberta, fechada, pública, comunitária. Estrutura e funcionamento. A linguagem televisiva. Edição. Técnicas de reportagem. Nota coberta. Off. Stand by. Passagem. Locução.

 

PORTUGUÊS PRÁTICO

Ortografia. Classe de palavras. Pontuação. Acentuação gráfica. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Verbo. O uso do se. O emprego do por que, por quê, porque e porquê. O uso da crase. Dúvidas mais freqüentes.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Conceitos. Assessoria de comunicação versus assessoria de imprensa. Jornalismo empresarial. Comunicação organizacional. Imagem e identidade. Instrumentos de divulgação. Públicos da organização. Jornalista versus assessor de imprensa. O papel do assessor. Relacionamento com os públicos. Administração de crise. O uso do release. Assessor versus assessorado.

Copyright 2013 - FACAM-MA - Faculdade do Maranhão
Rua 38, Lotes 03 Bequimão - São Luís - MA CEP: 65062-340
Fones: (98) 3227-1238 / 3227-8916