DADOS GERAIS DO CURSO DE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Classificação: Curso Superior de Tecnologia
Total de Vagas: 200 vagas
Número máximo de alunos por turma: 50 (cinquenta)
Regime de matrícula: Seriado semestral
Carga horária: 2.260 (duas mil, duzentos e sessenta) horas
Integralização da carga horária do curso: Mínimo de 5 semestres (2,5 anos) e máximo de 10 semestres (5 anos)
1 OBJETIVOS DO CURSO
1.1 Objetivo Geral
O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FACAM procura formar profissionais solidamente capacitados para planejar, analisar, utilizar e avaliar modernas tecnologias de informação aplicadas em organizações públicas e privadas, também estando aptos a gerir e adaptar-se às mudanças provocadas pelas constantes inovações tecnológicas.
O curso tem como principais objetivos formar profissional que:
1) Atue eficazmente na área de suporte e desenvolvimento de sistemas de informação de alta qualidade;
2) Seja capaz de oferecer suporte na gerência, instalação e configuração de plataformas de hardware e software necessárias à operação das organizações;
3) Seja capaz de utilizar metodologias nas áreas da computação relacionadas à produção de sistemas de qualidade;
4) Seja capaz de se adaptar ao trabalho em equipes multidisciplinares;
5) Seja capaz de se reciclar constantemente, atuando com competência em diferentes organizações e ambientes corporativos onde o uso de Sistemas de Informação seja presente.
1.2 Objetivos Específicos
1) Formação básica em Análise de Sistemas com ênfase em programação, estrutura de dados, algoritmos e arquitetura de computadores;
2) Formação abrangente na área tecnológica, com forte ênfase em engenharia de software, banco de dados, redes de computadores, segurança, sistemas operacionais, desenvolvimento de interfaces humano-computador e desenvolvimento para dispositivos móveis;
3) Formação abrangente na área de sistemas de informação, com ênfase em administração geral, gestão de sistemas de informação e gerência de projetos.
4) Propiciar embasamento teórico e prático necessário para as atividades de analisar, projetar, documentar, especificar, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação;
5) Promover o desenvolvimento de conhecimentos imprescindíveis à atuação profissional, tais como: raciocínio lógico; linguagens de programação; metodologias de construção de projetos; qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais;
6) Disseminar conhecimentos que possibilitem ao aluno resolução de situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas detectados;
7) Desenvolver habilidades para atuar em equipe e de forma interativa, em prol dos objetivos comuns e compreensão da complementaridade das ações coletivas;
8) Aprimorar habilidades profissionais para o enfrentamento cotidiano e estratégico das contingências da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
9) Desenvolver visão estratégica, postura de inovação e espírito empreendedor.
2. PERFIL DO EGRESSO
O profissional deste Curso Superior de Tecnologia deverá adquirir e desenvolver as seguintes competências:
1) Capacidade de analisar problemas e desenvolver soluções para as organizações através da modelagem, projeto e implementação de sistemas de informação;
2) Capacidade para selecionar recursos de software e hardware específicos em ambientes corporativos;
3) Conhecimento profundo e abrangente de ferramentas computacionais que auxiliem no projeto e desenvolvimento de Sistemas de Informação;
4) Capacidade de organizar e gerenciar recursos humanos e técnicos envolvidos no desenvolvimento e manutenção dos Sistemas de Informação;
5) Visão interdisciplinar e capacidade de buscar o aperfeiçoamento contínuo, integrando conhecimentos para o desenvolvimento de soluções computacionais adequadas às organizações e à sociedade;
6) Visão global e humanística calcada na ética e na solidariedade humana;
7) Espírito empreendedor e visão crítica na busca de novas oportunidades de desenvolvimento profissional;
8) Interesse para o aprendizado contínuo de novas tecnologias;
9) Criatividade e intuição aguçada aliada a um preparo técnico adequado;
14) Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e análise crítica de dados e informações;
15) Capacidade de comunicação interpessoal e expressão correta em documentos técnicos.
3. CAMPO DE ATUAÇÃO
Uma vez que os sistemas de informação estão difundidos em todas as áreas organizacionais, é ampla a atuação do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas como agente e promotor de mudanças, fazendo com que as empresas utilizem adequadamente a tecnologia da informação na solução de seus problemas.
É um trabalho que apresenta aspectos multidisciplinares, integrando diversas áreas de conhecimento, como ciência da computação, ciências gerenciais e ciências comportamentais. O Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas poderá assim:
1) Atuar especificamente em empresas de tecnologia no desenvolvimento de sistemas;
2) Atuar em empresas de quaisquer outros setores da economia (indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos etc.) como assessor ou recurso técnico especializado;
3) Atuar como empreendedor em informática, detectando nichos e oportunidades do mercado;
4) Projetar e implementar sistemas de acordo com as necessidades da organização onde se encontra;
5) Gerenciar infra-estruturas de tecnologia da informação, elaborando políticas e diretrizes a partir da análise de necessidades;
6) Atuar como desenvolvedor autônomo em Sistemas de Informação, avaliando e selecionando recursos de software e hardware.
Em síntese e considerando o acima exposto, o egresso deste curso poderá atuar nas seguintes funções, de forma não exclusiva:
1) Desenvolvedor de sistemas de informação;
2) Programador de aplicações;
3) Suporte de sistemas;
4) Administrador de banco de dados;
5) Suporte de redes de computadores;
6) Suporte de Tecnologia de Informação (hardware e software) em ambientes corporativos;
7) Programador de aplicações multiplataforma;
8) Programador de aplicações cliente-servidor;
9) Empresário na área de sistemas de informação;
10) Suporte de hardware em ambientes corporativos.
3. MATRIZ CURRICULAR
1º Semestre | Carga Horária |
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Algoritmos e Linguagem de Programação | 72 |
Leitura e Produção de Textos | 36 |
Cálculo Diferencial e Integral | 36 |
Inglês Instrumental | 72 |
Introdução à Arquitetura de Computadores | 72 |
Lógica Computacional | 72 |
360 |
2º Semestre | Carga Horária |
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Estatística Aplicada | 72 |
Estrutura de Dados e Algoritmos | 72 |
Linguagem e Programação I | 72 |
Redes de Computadores I | 72 |
Sistemas Operacionais | 72 |
360 |
3º Semestre | Carga Horária |
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Administração de Sistemas de Informação | 72 |
Banco de Dados I | 72 |
Engenharia de Software I | 72 |
Linguagem e Programação II | 72 |
Redes de Computadores II | 72 |
360 |
4º Semestre | Carga Horária |
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Administração de Servidores | 36 |
Banco de Dados II | 72 |
Engenharia de Software II | 72 |
Gerência de Projetos | 72 |
Linguagem de Programação III | 72 |
Projeto Integrador I | 108 |
432 |
5º Semestre | Carga Horária |
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Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis | 72 |
Estudos Éticos, Sociais e Ambientais | 36 |
Interação Homem Computador | 72 |
Linguagem de Programação IV | 72 |
Software Livre em Ambientes Corporativos | 72 |
Projeto Integrador II | 108 |
432 |
Disciplina | Carga Horária |
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Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (Opcional) | 40 |
Atividades Complementares | 60 |
Carga Horária Total: | 2.044 |
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