:: Descrição do curso
1 - AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA PELO MEC: Portaria Ministerial n° 194 , DOU 29./11./2010.
2 - CARACTERÍSTICAS DO CURSO
O Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, obedecendo ao Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia aprovados pelo MEC, publicado em julho de 2006, em cumprimento ao Decreto nº5773/2006, em consonância a legislação dos Cursos Superiores de formação tecnológica do CNE/CES nº436/2001 e das Diretrizes da Formação do Tecnólogo CNE/CES nº 29/2002, terá a duração de 04 (quatro) semestres letivos. A carga horária total é de 1.700 horas, com aulas de segunda a sexta feira.
Semestralmente, serão oferecidas 100 vagas, 50 para o turno vespertino e 50 para o turno noturno, as quais serão preenchidas mediante a aprovação e classificação do candidato no processo seletivo realizado pela instituição, que constará da realização de provas com conteúdo de conhecimentos gerais e específicos para a área.
Para o desempenho das atividades no decorrer do Curso, a instituição contará, com um quadro de profissionais habilitados e docentes mestres e doutores qualificados, que participarão do desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, junto aos discentes.
3 – OBJETIVOS
A Faculdade do Maranhão – FACAM, com o presente curso, tem como objetivos formar profissionais/cidadãos capacitados tecnicamente a atuar no mercado imobiliário de maneira ética, empreendedora e responsável, bem como a lidar com as dimensões humanas que conduzam à melhoria da qualidade de vida social, com uma visão generalista e ao mesmo tempo especializada da área imobiliária de forma a:
· Demonstrar o funcionamento do todo administrativo, revelando a importância de todos os subsistemas que compõem a organização imobiliária;
· Desenvolver no acadêmico o raciocínio lógico, crítico e analítico;
· Instruir o acadêmico a respeitar o código de ética do corretor de imóveis e agir com responsabilidade social;
· Dar legalidade aos profissionais que já atuam no ramo imobiliário;
· Possibilitar a utilização dos meios e processos de comunicação e expressão corretos na elaboração e interpretação de documentos técnicos da realidade das organizações imobiliárias, a fim de obter melhor eficiência na intermediação de contratos imobiliários;
· Propiciar a elaboração e seleção de programas e atividades, decidindo entre alternativas mais significativas em prol do setor imobiliário;
· Fazer melhor uso dos recursos imobiliários através de diagnósticos de situações/problemas e correção de distorções; e
· Proporcionar condições que permitam a discussão no sentido de atingir uma melhor performance na oferta de serviços, de acordo com as exigências do setor imobiliário.
4 – PERFIL DO FORMANDO EGRESSO/PROFISSIONAL
O perfil pretendido para o formando no curso superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários é de um profissional apto a atuar no competitivo mercado imobiliário, com uma visão, ao mesmo tempo, generalista, no sentido tanto do conhecimento geral, das ciências humanas, sociais e econômicas, e de formação especializada, constituída de conhecimentos específicos, sobretudo nas áreas de operações e legislação imobiliárias, de planejamento urbano, a organização, gerenciamento e a administração de corporações, escritórios e/ou agências Imobiliárias.
5– MERCADO DE TRABALHO
O curso de Negócios Imobiliários da Faculdade do Maranhão pretende ainda que ao concluí-lo o profissional possua a visão holística para que, analisando seus componentes, consiga detectar os pontos fracos e as ameaças do mercado imobiliário, buscando eliminá-los, bem como aproveitar suas habilidades e oportunidades.
As principais áreas de atuação do profissional são seguintes:
· Intermediação na compra, venda e permuta de imóveis;
· Intermediação na locação de imóveis;
· Administração de imóveis em locação;
· Administração de condomínios;
· Administração de Shopping Centers;
· Incorporação imobiliária;
· Loteamentos;
· Avaliação Imobiliária;
· Mediação e Arbitragem Imobiliária;
· Consultoria Imobiliária e assessoria em documentação; e
· Gerência de Produtos Imobiliários, entre outras.
6 – MATRIZ CURRICULAR
PERÍODO |
DISCIPLINA |
CH |
|
|
T |
P |
|||
1º semestre |
Comportamento Humano |
40 |
-- |
|
Comunicação Empresarial |
20 |
20 |
|
|
Matemática Financeira |
40 |
40 |
|
|
Informática nos Negócios |
20 |
60 |
|
|
Processos Administrativos |
40 |
40 |
|
|
Ciências Imobiliárias (Mercado Imobiliário) |
40 |
40 |
|
|
|
Total o Semestre |
200 |
200 |
400 |
2º semestre |
Contabilidade Gerencial |
40 |
40 |
|
Direito e Legislação Imobiliária |
40 |
40 |
|
|
Ética Profissional |
40 |
--- |
|
|
Estatística e Pesquisa Imobiliária |
20 |
20 |
|
|
Operações Imobiliárias |
40 |
40 |
|
|
Apropriação, Análise de Custos e Tributação Imobiliária |
40 |
40 |
|
|
|
Total o Semestre |
220 |
180 |
400 |
3º semestre
|
Economia Aplicada |
40 |
--- |
|
Administração de Locação |
40 |
40 |
|
|
Marketing Imobiliário |
40 |
40 |
|
|
Gestão de Pessoas |
20 |
20 |
|
|
Operações Imobiliárias (Práticas Básicas e Avançadas) |
20 |
60 |
|
|
Planejamento Urbano e Meio Ambiente |
40 |
40 |
|
|
|
Total o Semestre |
200 |
200 |
400 |
4º semestre |
Empreendedorismo |
20 |
20 |
|
Administração de Condomínios |
40 |
40 |
|
|
Operações Imobiliárias (Internet e Software) |
20 |
60 |
|
|
Avaliação de Imóveis e Engenharia de Avaliação |
40 |
40 |
|
|
Loteamento |
20 |
20 |
|
|
Gestão de Lançamentos Imobiliários |
40 |
40 |
|
|
|
Total do semestre |
180 |
220 |
400 |
|
Carga horária Parcial |
800 |
800 |
1600 |
|
Introdução à Língua Brasileira de Sinais – Libras (*) |
40 |
||
|
Atividades complementares |
160 |
||
CARGA HORÁRIA TOTAL |
1.800 |
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